Expectativa é que cerca de 9.300 trabalhadores do setor sejam imunizados. Foto: Helber Aggio/PSA
Expectativa é que cerca de 9.300 trabalhadores do setor sejam imunizados. Foto: Helber Aggio/PSA

Nesta quinta-feira, 21/01, os profissionais de saúde que atuam no Centro Hospitalar Municipal (CHM), Hospital da Mulher, nas seis Unidades de Pronto Atendimento e profissionais do Samu de Santo André foram imunizados contra a Covid-19. Além disso, as vacinas também foram distribuídas para o Hospital Estadual Mário Covas e para os hospitais privados do município.

“Santo André segue estruturada e eficiente na aplicação das vacinas entregues ao município. Hoje, doses chegam a todos os hospitais privados e públicos, para concluirmos a aplicação em todos os profissionais de Saúde, que estão na linha de frente desde o início da pandemia. Com a chegada de mais imunizantes e a infraestrutura montada na cidade, teremos celeridade para ampliar a vacinação para os grupos que pertencem ao público-alvo do Plano Nacional de Imunização, nesta primeira etapa”, assegurou o prefeito Paulo Serra.

Auxiliar de enfermagem Jacirlene Santos Fortuna. Foto: Helber Aggio/PSA

A primeira a ser vacinada no CHM foi a auxiliar de enfermagem Jacirlene Santos Fortuna, de 51 anos, indígena da tribo Pataxó, que trabalha no hospital há 13 anos. “Me sinto feliz, honrada e agradeço por esse reconhecimento da direção e da equipe médica. A mensagem que deixo para todos os colegas é que tomem a vacina para estarem protegidos contra a Covid-19. Precisamos dessa proteção”, disse.

Planejamento

A expectativa da Secretaria de Saúde é que cerca de 5.900 profissionais da rede pública e 3.400 profissionais da rede privada sejam imunizados nesta primeira fase. A prioridade é para quem está na linha de frente e com maior exposição ao vírus, seja no diagnóstico ou atendimento hospitalar, o que representa cerca de 40% do total de trabalhadores.  

A quantidade de doses distribuídas foi definida após os hospitais responderem ofício enviado pela Secretaria de Saúde. Idosos com idade superior a 60 anos que residem em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência acima de 18 anos que estejam em residência inclusiva, indígenas e quilombolas também estão sendo imunizados.

Os demais grupos prioritários serão atendidos conforme calendário ainda não disponibilizado pelo Programa Nacional de Imunização.