Após a reclassificação do Plano SP feita nesta sexta (15) pelo governo paulista, não há dúvida de que o ABC e a Grande SP também recuarão na divisão do Palácio dos Bandeirantes. O índice tem subido de forma preocupante. Para muitos, gerou surpresa a não reclassificação já nesta semana.
Prazo
Questionada pelos jornalistas, a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, diz que é uma questão de tempo se a pandemia seguir neste ritmo de evolução. A próxima reclassificação será no dia 22 de janeiro. Mas, se piorar, poderá ser antecipada.
Queda de braço
Por falar no governo do estado, os prefeitos do ABC não escondem a insatisfação com o secretário de Educação Rossieli Soares. Ele criticou publicamente a decisão dos gestores da região de não retornarem às aulas presenciais já no dia 1° de fevereiro.
Queda de braço 2
Nos bastidores, a avaliação é que seria temerário o retorno das crianças sem a vacinação em curso. Por mais que as crianças sejam assintomáticas – na maioria das vezes, elas atuam como vetores, ou seja, transmitem a doença aos mais velhos.
Expectativa
Os prefeitos do ABC trabalham com duas datas para o início da vacinação contra Covid-19: 20 de janeiro (projetada pelo Governo Federal) e 25 de janeiro (previsão do governo estadual).
Nervoso
Chamou a atenção na coletiva desta sexta (15) a ação do governador João Doria. Ao receber pelo celular a informação de que 60 bebês prematuros corriam risco de morte por falta de oxigênio, o tucano interrompeu a coletiva no Palácio dos Bandeirantes, relatou o caso e, irritado, chegou a “jogar” o celular na mesa de apoio. Depois pediu desculpa aos jornalistas e presentes.