Estão em curso intervenções que prometem transformar de diversas formas a vida de moradores do Jardim Stella, Jardim Cristiane, Jardim Las Vegas, Jardim Alvorada e cercanias, em Santo André, com a primeira fase das obras do projeto Corredor Taioca, promovendo drenagem, infraestrutura verde, mobilidade urbana e qualificação ambiental em uma única estratégia de desenvolvimento sustentável.
A Prefeitura está realizando uma reorganização hidráulica no fundo do Córrego Taioca, com canalização modernizada e soluções baseadas na natureza que já vêm sendo implantadas na cidade, como canteiros de chuva, praças esponjas e ampliação da arborização urbana, reduzindo enchentes, ampliando a infiltração da água no solo, melhorando o desempenho ambiental da bacia e promovendo maior resiliência climática para o território.

Além disso, estão previstas conexões e requalificações viárias, faixa de ônibus, ciclovia, travessias, sinalização tátil em calçadas e muito mais, promovendo a segurança viária, fortalecendo a mobilidade e promovendo acessibilidade. O investimento previsto é de R$ 116 milhões.
“Conquistamos R$ 116 milhões para melhorar ainda mais a mobilidade e combater as enchentes na região. Serão 1,5 quilômetros de ciclovia nova para incentivar o transporte alternativo. E novas travessias, beneficiando 45 mil moradores da região”, enalteceu o prefeito Gilvan Ferreira, que visitou e acompanhou de perto a evolução das obras.
“Mas o mais importante vai acontecer debaixo da terra. Para enfrentar as chuvas e preparar a cidade para as próximas décadas, um grande projeto de drenagem. Mais de 800 metros de canalização em concreto armado, com implementação de coletores troncos, vão criar um novo sistema de macro e micro drenagem. E na parte de cima, soluções que estamos fazendo por toda a cidade: faixas permeáveis, praças esponja e arborização”, pontuou o chefe do Executivo andreense.
Com tudo isso, esta primeira fase do projeto integra saneamento, prevenção de enchentes, mobilidade, sustentabilidade e inclusão social, reafirmando o compromisso do município com uma cidade mais segura, resiliente, acessível e preparada para os desafios climáticos e urbanos do futuro.
Programa Água Limpa, Córrego Vivo – Em abril, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, lançou um programa de despoluição, requalificação e monitoramento hídrico dos cursos d’água do município: o Água Limpa, Córrego Vivo.
Um trecho do Córrego Taioca, localizado entre a nascente, na Rua José Maçon, no Jardim Las Vegas, e parte da Avenida Brasília, no Jardim Cristiane, foi contemplado com diversas melhorias, o que resultou na classificação da qualidade da água de “ruim” para “boa”, de acordo com metodologia de avaliação do Índice de Qualidade da Água (IAQ), o qual o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) se baseou, por meio de técnica desenvolvida pelo Instituto SOS Mata Atlântica.
O pacote de melhorias de saneamento e infraestrutura que acontecerá no Córrego Taioca, portanto, se somará às premissas do programa, que é realizado em parceria com a Sabesp, responsável pelas obras de esgotamento sanitário.
A administração pública atuará de forma conjunta, identificando possíveis lançamentos irregulares de esgoto no canal e propondo também intervenções de requalificação ambiental, principalmente em locais onde há descarte irregular de resíduos.




















