Foto: Johnn Menezes/PMSBC

A 58ª edição dos Jogos Escolares de São Bernardo começou nesta terça-feira (26/5) com a disputa da categoria sub-14 do tênis de mesa masculino no Acrepa (Associação Cultural e Recreativa da Vila Paulicéia). Até o dia 12 de junho, cerca de 500 alunos vão participar da modalidade também nas categorias sub-10, sub-12, sub-17, masculino e feminino (individual e por equipe). 

“Uma edição que promete muita emoção, com grandes histórias. É uma honra poder fazer parte da organização dos Jogos Escolares, que é uma competição que representa muito para as escolas, em especial as do Estado e do município. É lindo de ver a alegria dos alunos neste primeiro dia da edição 2026”, ressaltou a coordenadora dos Jogos Escolares, Priscila Cuebra.

Cerca de 500 alunos estão inscritos na modalidade em seis categorias com jogos individuais e por equipe; primeiro dia de competição reuniu 90 atletas Foto: Johnn Menezes/PMSBC

Em 2026, recorde de inscritos: 12 mil alunos. Os atletas disputam 17 modalidades: tênis de mesa, badminton, atletismo, damas, xadrez, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, vôlei de areia, voleibol, basquetebol, handebol, futsal, futebol society, cheerleaders e cheerdance.

A competição será realizada nas categorias sub-10, sub-12, sub-14 e sub-17, no masculino e feminino e o encerramento está previsto para a segunda quinzena de outubro. “São Bernardo consolidou os Jogos Escolares como uma referência pela organização, participação e impacto na formação dos nossos jovens. É uma iniciativa que valoriza o esporte desde a base e estimula novas gerações de atletas e cidadãos”, declarou Maurício Cardozo, secretário municipal de Esportes e Lazer.

MAIS DO QUE ESPORTE – A disputa dos Jogos Escolares de São Bernardo vai além da prática esportiva, é também parte da formação cidadã dos alunos. A professora Zetti Moura se dedica há 23 anos a formação esportiva na Escola Estadual Domingos Peixoto. “O esporte é o maior meio de inclusão do aluno na escola, ainda mais na região onde dou aula, que é periférica, o esporte é sim uma ferramenta de mudança social. Meu trabalho vai além do treinamento, é poder ajudar esses meninos e meninas a se encaminhar na vida”, disse, emocionada.

Um dos pupilos, Kevin Emanuel, de 13 anos, ficou com o bronze e não escondeu o orgulho em representar a escola nesse primeiro dia de jogos. “Tênis de mesa é um esporte muito legal e competitivo, estou curtindo muito defender a minha escola nessa competição.” O bronze foi dividido com Gabriel Rodrigues, de 12 anos, do Colégio El Shaday. Na segunda colocação, ficou Miguel Vieira, de 13 anos, do Colégio Vereda, e, com a medalha de ouro, Lorenzo Baldini, do Colégio Sapiens, de 13 anos, bicampeão do torneio.

PRIMEIRA VEZ – Outra turma que estava empolgada no primeiro dia de Jogos Escolares foram os alunos da Escola Estadual Joaquim Moreira, da região do Silvina/Selecta. “Essa é a primeira vez que participamos e é fruto de uma equipe de treinamento que começou esse ano na escola. Eles estão gostando e agradecemos a Secretaria de Esportes de São Bernardo por essa oportunidade de eles poderem sair dos muros da escola e conhecerem um pouco a competição, que não é a realidade deles”, disse o professor Fábio Denis.

Luiz Felipe, de 12 anos, não chegou à decisão, mas comemorou a participação na modalidade. “Estou muito feliz em participar dos Jogos Escolares, estamos conseguindo melhorar e participar dos campeonatos. Queria ter passado mais de fase, mas tudo bem, gostei e ano que vem estou de volta.”

TRANSPORTE GRATUITO – O destaque de 2026 é o transporte gratuito para os alunos durante a disputa dos Escolares. O benefício é viabilizado pela BR7, concessionária responsável pelo transporte público municipal.

O Cartão Legal é destinado exclusivamente aos atletas inscritos e garante transporte de ida e volta nos dias de competição, conforme modalidade e fase disputada. O benefício também prevê acompanhante para menores de 12 anos e Pessoas com Deficiência (PcD). A retirada do cartão será realizada no Terminal João Setti.