Atividade contou com mediação dos artistas Ralph Inoue e Merylin Esposi e curadoria de Dener de Sousa Foto: Divulgação

A Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias, em Ribeirão Pires, recebeu nesta semana a visita dos alunos da ETEC de Rio Grande da Serra para uma atividade de imersão artística e cultural.

Durante a visita guiada, os estudantes conheceram as exposições em cartaz e obras do acervo municipal, acompanhados pelos artistas Ralph Inoue e Merylin Esposi, com curadoria de Dener de Sousa. A ação teve como objetivo aproximar os jovens dos processos criativos e estimular o contato com diferentes linguagens artísticas.

Para o estudante Lucas Almeida, a experiência proporcionou uma nova percepção sobre a arte e os espaços culturais. “Foi uma oportunidade importante para conhecer as obras de perto e entender melhor o trabalho dos artistas e o significado das exposições”, comentou.

Foto: Divulgação

O curador Dener de Sousa destacou o papel educativo e formativo da Pinacoteca. “A arte também é instrumento de reflexão e construção de repertório cultural. Receber estudantes nesse espaço fortalece o acesso à cultura e incentiva novos olhares sobre a produção artística contemporânea”, afirmou.

Atualmente, a Pinacoteca mantém abertas ao público as exposições “Do Símbolo ao Fungo: Sociedade em Decomposição”, de Gil Silva; “A Pintura de Ralph Inoue: detalhe, sensibilidade e amor à arte”; e “Ato I: Em Cena”, de Merylin Esposi, além de obras do acervo municipal.

A visitação gratuita acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h, na Rua Diamantino de Oliveira, 218 – Centro.

Visitas em grupo podem ser agendadas pelo e-mail pinacoteca@ribeiraopires.sp.gov.br.