Ação integra o Programa A Casa é Minha e foi realizada pelo prefeito Orlando Morando, que fez a distribuição dos documentos no último sábado, 12/12. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
Ação integra o Programa A Casa é Minha e foi realizada pelo prefeito Orlando Morando, que fez a distribuição dos documentos no último sábado, 12/12. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Em mais uma etapa do amplo processo de regularização fundiária realizado em São Bernardo, a Prefeitura realizou, neste sábado (12/12), a entrega de escrituras a moradores do Núcleo São Jorge. A ação, que integra o programa “A Casa é Minha”, contempla 1.600 famílias com a titularidade de posse de seus terrenos e dá fim a uma espera de mais de 30 anos pelo documento que garante segurança e dignidade aos munícipes.

O prefeito Orlando Morando realizou, casa a casa, a distribuição das escrituras e pode ouvir dos próprios moradores o contentamento com as melhorias promovidas por toda a região do Grande Alvarenga. “É uma felicidade imensa poder entregar a escritura do terreno nas mãos de cada um dos moradores. Sabemos da importância desse documento para essas famílias, que agora têm a posse definitiva de seus imóveis, um sonho realizado depois de 30 anos”, destaca.

Considerado o maior programa de regularização fundiária da história de São Bernardo, o “A Casa é Minha” tem por objetivo transferir a propriedade definitiva de moradias, com o registro no Cartório de Imóveis, àqueles que comprovarem a posse e utilizarem a área para fins de moradia. Ao todo, o programa contempla 19 bairros da cidade, com a entrega de mais de 20 mil escrituras.

Todo o processo é gratuito para os moradores, sendo a Prefeitura responsável por todos os custos. De posse da titularidade de seus imóveis, os proprietários passar a ter garantido o acesso ao mercado formal de crédito e podem comercializar suas casas ou transferi-las para seus herdeiros.