O bairro do Grotão remonta ao início da região do Montanhão, quando da chegada de migrantes de outros estados e outros municípios paulistas para apoiar o crescimento vertiginoso de São Bernardo, há mais de 30 anos. Mas, desde então, fora preenchido por moradias precárias e seus habitantes conviveram com todo tipo de déficit em serviços, infraestrutura e necessidades básicas, até pouco tempo. Agora, a atual gestão pôs fim a esse cenário destinando R$ 2,5 milhões em investimentos à pavimentação, sistemas de macro e microdrenagem, muros de proteção, implantação de escadarias e outras melhorias, que já alteraram a paisagem local.
“Fiz questão de retornar, mais uma vez, ao Grotão para ver de perto os trabalhos pela urbanização dessa porção da nossa cidade, que tanto aguardou por cada obra ou serviço, agora, sendo entregues. Ultrapassamos os 70% da execução desse projeto desafiador, dando ao bairro à equiparação das benfeitorias que temos promovido em outros pontos periféricos da nossa cidade”, realçou o prefeito reeleito Orlando Morando.
NOVA CARA – Quem mora ou visita essa Vila sabe que, a cada chuva, as pessoas chegavam às casas com os calçados repletos de barro. Além disso, as vias ora íngremes ou de difícil acesso, trouxeram dificuldades adicionais para toda a área. Com o pacote de intervenções promovido nos últimos meses, isso foi superado. Para isso, lançou-se mão de uma completa pavimentação, sendo 700 metros ao asfáltico nos principais acessos ao Grotão e outros 2.000 metros de concreto por vielas e ruas mais sinuosas que, nesta fase final, estão recebendo sistemas de drenagem ou muros para delimitação dessas e à maior segurança aos pedestres.
Encontra-se também em estágio avançado a implantação de cinco escadões para interligar os pontos mais íngremes. Ao Grotão, a Prefeitura também já direcionou e concluiu trabalhos que beneficiam toda a área, incluindo Vila São Pedro e suas proximidades, como: reforma do CREC (Clube Recreativo Esportivo e Cultural), ampliação do horário de funcionamento da UBS, implantação de corredor de ônibus e melhoria do sistema viário, com destaque para as principais avenidas dessa região.
NOVO CAPÍTULO – Para as centenas de famílias e outros moradores no Grotão as obras são o pontapé de um recomeço à história local. “Estou aqui há 23 anos e várias vezes desacreditamos que o bairro entraria nas prioridades da Administração. Antes, sujávamos os pés, calçados e roupas pela lama que facilmente se formava nas ruas, mal tínhamos iluminação pública e tampouco saneamento básico. Agora, é uma nova realidade, pois nos assemelhamos mais aos outros bairros, com infraestrutura. Inclusive, tem contribuído aos negócios locais, por permitir mobilidade com mais segurança e de forma organizada”, frisou Maria Cleide dos Santos, moradora e proprietária de estabelecimento no Grotão há sete anos. Também mãe, ela complementou que tem filhos em atendimento na UBS local e que as melhorias ao atendimento na Unidade, bem como outras benfeitorias permitiram otimizar o tempo e a rotina de todos, em casa.