Encontro em Brasília reunirá representantes do poder público, sociedade civil e movimentos sociais de 24 a 27 de fevereiro; na pauta, a construção de propostas à política de desenvolvimento urbano Foto: Divulgação/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo voltará a estar representada na Conferência Nacional das Cidades, marcada para ocorrer entre os dias 24 e 27 de fevereiro (de terça a sexta-feira), em Brasília. O encontro reunirá representantes do poder público, da sociedade civil e de movimentos sociais de todo o País para debater a construção de propostas voltadas ao desenvolvimento urbano. Essa será a 6ª edição da ação, que irá defender os itens discutidos no âmbito estadual. 

O Poder Executivo conseguiu uma vaga para delegado titular na etapa nacional com a escolha do secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Matheus Graciosi Pinto. Além dele, o município terá representantes em todos os outros segmentos contemplados: Legislativo, conselhos de classe, entidades sindicais, movimentos populares de moradia e ONG.

A fase nacional conclui a retomada da conferência após mais de uma década, com foco no desenvolvimento urbano eq nos temas de habitação, mobilidade, saneamento e políticas de inclusão social. As discussões irão subsidiar as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), que tem como objetivo reduzir as desigualdades geradas pelo processo de urbanização no Brasil e promover a inclusão e o acesso da população às múltiplas funções das cidades contemporâneas. 

A etapa derradeira encerra um processo que se iniciou ainda em 2025, com a realização das Conferências das Cidades, nas quais foram discutidas e definidas propostas a serem levadas à fase estadual. No caso de São Bernardo, a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal organizou a 5ª Conferência Municipal – a última tinha sido em 2016 -, realizada no dia 15 de junho na Câmara e que contou com mais de 500 participantes, que, ao longo do dia, definiram propostas prioritárias de São Bernardo e elegeram delegados para a 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas.

Foto: Divulgação/PMSBC

DESAFIOS COMUNS – Os 60 delegados escolhidos estiveram nos dias 27 e 28 de junho de 2025 no Memorial da América Latina, em São Paulo, para defender as 25 propostas de São Bernardo na etapa estadual, na qual mais de 200 municípios apresentaram sugestões. O evento contou com a presença de aproximadamente 1.800 delegados, que reconheceram desafios comuns para o futuro das cidades, resultando em uma agenda que identifica os problemas urbanos contemporâneos, fortemente impactados pelas mudanças climáticas e pelas desigualdades territoriais e socioeconômicas.

A Conferência Estadual estruturou-se em cinco eixos temáticos, que organizaram os debates e reuniram contribuições da sociedade civil, gestores públicos e especialistas, definidas nos encontros municipais: Urbanismo e Habitação, Infraestrutura e Mobilidade, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Cidades Inteligentes e Governança e Participação Social. 

De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente, Matheus Graciosi, mesmo com diferenças de redação e nível de detalhamento, as propostas municipais de São Bernardo estão “amplamente alinhadas” às diretrizes estaduais nos seguintes macrotemas: gestão democrática e participação social; planejamento urbano e função social da propriedade; habitação de interesse social e regularização fundiária; mobilidade urbana sustentável; sustentabilidade ambiental e resiliência climática; e redução das desigualdades territoriais

“O que dá para afirmar é que, além do envio das nossas propostas municipais, participamos ativamente da Conferência Estadual, de modo que diversas propostas importantes e de impacto significativo para São Bernardo foram aprovadas e serão pautadas na Conferência Nacional.

A Conferência Municipal apresenta maior detalhamento local e territorializado, enquanto o Estado trabalha com diretrizes mais estruturantes e de abrangência ampla. No entanto, o conteúdo que apresentaremos em Brasília é substancialmente convergente”, frisou o adjunto.