Um grupo de 18 jovens de São Caetano, selecionados para participar de curso de audiovisual ministrado gratuitamente pelo Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, com bolsa de estudos concedida pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), reuniu-se na noite desta quinta-feira (20/2) para receber as últimas instruções antes do início das aulas, na próxima segunda-feira, dia 23/2.
Eles foram recepcionados pelo prefeito Tite Campanella e pela secretária de Cultura Camila Zanon, que celebraram a conquista dos alunos e enfatizaram a importância de que perseverem nos estudos. “O Instituto Criar está oferecendo 200 vagas desse curso para todo o Estado de São Paulo e apenas São Caetano conquistou 10% dessas vagas. Muitos dos alunos desse curso já saem com perspectivas de emprego no setor de audiovisual. Espero que vocês abracem essa chance e que se tornem plenamente realizados”, desejou o prefeito aos estudantes.
A secretária Camila Zanon fez um agradecimento ao prefeito, que desde o início apoiou a participação de São Caetano neste projeto, e manifestou sua alegria pela oportunidade única que os jovens munícipes têm à frente: “Essa é uma oportunidade sem igual. Além do curso de alta qualidade, estamos concedendo uma Bolsa Cultura, que é uma iniciativa inédita na cidade. Aproveitem; a Secretaria de Cultura vai ficar de portas abertas para ajudá-los. Essa é a casa de vocês”, declarou a secretária.
FORMAÇÃO REMUNERADA – Os alunos foram selecionados dentre jovens moradores de São Caetano, com idades entre 17 e 24 anos, com renda per capita de até dois salários-mínimos, já formados no Ensino Médio ou se formando.
Eles terão 10 meses de formação, com aulas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Instituto Criar, em São Paulo. O curso de audiovisual abrange conhecimentos de Animação, Assistência de Direção, Áudio, Fotografia, Produção, Pós-Produção, Roteiro, Direção de Arte (Figurino e Caracterização) e Direção de Arte (Cenografia).
Para participar das aulas, totalmente gratuitas, foram contemplados com uma bolsa de estudos de R$ 1.804, além de auxílio-transporte. Os selecionados também terão alimentação garantida.
“Quando soube desse curso, vi que não podia perder”, dizia Gabriel Zominham Gomes, 21 anos, um dos alunos selecionados pelo Instituto Criar. “É um sonho você estudar o que gosta e ainda ter perspectiva de emprego”, comentava Matheus Borges, 20 anos. Vitória Jesus da Cruz Bonfim, 22 anos, já começou a trabalhar com teatro experimental e quer acrescentar conhecimentos à formação. “Essa é uma área em que sempre quis me aprofundar. E com a bolsa de estudos, eu tenho garantia de conseguir fazer esse curso e, se possível, outros também”.
SOBRE O PROJETO CRIAR – A Prefeitura de São Caetano aderiu ao programa CultSP PRO – Projeto Criar em outubro de 2025. O programa foi implementado pela Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas em parceria com o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias.
O Instituto Criar é uma ONG, fundada em 2003 pelo apresentador Luciano Huck, que promove capacitação de jovens de 17 a 20 anos em situação de vulnerabilidade social. Com sede em São Paulo, promove formação técnica e sociocultural, impactando mais de 2.300 jovens com educação e inserção profissional.




















