Com apoio do sistema de videomonitoramento, a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo flagrou uma tentativa de furto de cabos de iluminação pública na noite de terça-feira (18/2), no bairro Baeta Neves. O suspeito foi detido após ação criminosa ao escalar um poste em frente à EMEB Odette Edith Périgo de Lima, na Rua Giacinto Tognato, altura do nº 2.440.
Por volta das 21h40, equipes foram acionadas pela central de monitoramento de segurança do município, após análise das imagens, para atender ocorrência de furto em andamento. Ao chegarem ao local, os guardas encontraram o indivíduo já no solo, com aproximadamente 1,30 metro de cabo cortado e uma bolsa contendo oito ferramentas usadas na ação, entre elas alicates, chaves de fenda, estilete, facas de serra e multichaves.
O material foi apreendido e o homem conduzido ao 1º DP (Distrito Policial). Durante revista pessoal realizada na unidade policial, foi localizada com ele uma porção de maconha. O entorpecente foi encaminhado para perícia, com laudo provisório de constatação.
A autoridade policial ratificou a prisão em flagrante e formalizou o indiciamento por furto qualificado na forma tentada. O indiciado permaneceu preso à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia.
CICLO DA DROGA – O comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, afirmou que o furto de cabos e o porte de entorpecentes estão frequentemente ligados a um mesmo contexto criminal. “O furto de fios compromete a iluminação pública, aumenta a vulnerabilidade dos bairros e, muitas vezes, está associado ao ciclo da droga. Nossa atuação é firme e imediata para interromper essa prática, proteger o patrimônio público e impedir que outros crimes sejam estimulados a partir deste tipo de ação.”
DENUNCIE – Casos de furto de cabos, tráfico de drogas ou qualquer atitude suspeita podem ser comunicados pelo telefone 153, canal direto da GCM, gratuito e disponível 24 horas. A informação repassada pela população permite que as equipes sejam acionadas com rapidez e atuem de forma preventiva e eficaz.




















