Ação realizada por meio da Departamento de Trânsito levou à apreensão de carro que acumulava multas indevidas em nome de proprietário de outra cidade Foto: Divulgação/PMETRP

Ação da Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil, resultou na identificação e apreensão de um veículo que circulava com placa adulterada na cidade. O trabalho realizado pelo Departamento de Trânsito e o programa de monitoramento, Escudo Digital, permitiu localizar o automóvel, que vinha gerando multas indevidas para um morador de outra cidade.

O carro, Fox vermelho, utilizava identificação clonada de um Chevrolet Agile prata, levando o verdadeiro proprietário a registrar boletim de ocorrência após receber diversas autuações de infrações cometidas em Ribeirão Pires.

O caso teve início quando o Departamento de Trânsito municipal recebeu uma série de recursos administrativos de um motorista de São José dos Campos. Ele alegava nunca ter estado em Ribeirão Pires, apesar de ter sido autuado diversas vezes por infrações registradas na cidade. O veículo original do proprietário é um Chevrolet Agile prata, diferente do automóvel flagrado nas imagens das infrações.

Diante das inconsistências, a equipe da pasta iniciou uma análise detalhada do caso. Foram cruzadas informações de letras e números das placas, além da verificação de imagens captadas pelos sistemas de fiscalização e pelo Programa Estadual Detecta. A apuração indicou que as infrações estavam sendo cometidas por um Volkswagen Fox vermelho que ostentava placa adulterada.

Com a identificação do veículo suspeito, as informações foram compartilhadas com a Central de Monitoramento da cidade e com as equipes operacionais. Nesta segunda-feira (16), o carro foi localizado na região central de Ribeirão Pires. As equipes de rua foram acionadas e realizaram a abordagem.

O veículo foi recolhido e encaminhado ao Distrito Policial, uma vez que a adulteração de sinal identificador de veículo configura crime. Posteriormente, o automóvel foi apreendido e permanecerá à disposição da Justiça. O proprietário também foi preso após ser identificada a adulteração da placa do veículo.

“A ocorrência reforça a importância do trabalho estratégico da equipe de trânsito aliado ao monitoramento por câmeras espalhadas pelo município. A integração entre análise dos dados e vigilância em tempo real foi decisiva para identificar o veículo irregular e retirá-lo de circulação”, explica o subsecretário de Mobilidade Urbana, Marcos Campanhã.