
Lançado pela Prefeitura de São Bernardo na segunda-feira (9/2), o Programa Viva Escola já começa a dar mais cor, vida e qualidade às unidades da rede municipal de ensino, caso da EMEB Professora Janete Mally Betti Simões, na região do Baeta Neves. Equipes que atuam no programa de reforma e revitalização que vai beneficiar todas as escolas municipais da cidade deram pontapé inicial na pintura da parte externa do muro, nesta quinta-feira (12/2).
Coordenado pelas secretarias de Educação e Serviços Urbanos, o plano de recuperação estrutural alcançará inicialmente 10 escolas, em vários pontos da cidade. Para marcar o começo da ação, o prefeito Marcelo Lima esteve em algumas unidades na manhã de segunda-feira para assinar ordens de serviço para início das intervenções. E a ‘maratona’ de assinaturas começou exatamente na EMEB Professora Janete Mally Betti Simões, unidade onde os serviços foram iniciados.
Inaugurada em 1991 e municipalizada em 2002, a unidade atende 1.155 estudantes do 1º ao 5º ano, e vai receber intervenções como pintura da área externa, manutenção da cobertura do prédio principal, impermeabilização de áreas do telhado, pintura e demarcações do piso da quadra e alambrado, manutenção das instalações elétricas da quadra e dos sistemas de águas pluviais.
AMBIENTE ADEQUADO – Diretor da EMEB desde o começo de 2025, Stivie Ferreira Leão lembra que a nova equipe gestora – as vice-diretoras Kelly Cristina de Andrade e Eliane Rodrigues – assumiu com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, “compreendendo que um ambiente adequado, limpo e organizado é fundamental para o alcance das metas estabelecidas”. Neste sentido, a direção promoveu reformas emergenciais, incluindo a solução de problemas no telhado e na cozinha, além da revitalização da sala maker, espaço muito utilizado pelos alunos.
Segundo ele, paralelamente, a equipe gestora implementou a proposta da Secretaria de Educação voltada à melhoria dos índices de alfabetização, por meio da organização de salas multisseriadas, medida que contribuiu para o alcance dos objetivos propostos. Agora, avalia que o ‘Viva Escola’ vai ter papel fundamental na continuidade do processo.
“A reforma que está sendo realizada pela Prefeitura vem para consolidar e fortalecer o trabalho já desenvolvido pela equipe na unidade escolar, pois quando o aluno percebe que a escola está sendo reformada, pintada e organizada, ele entende que aquele espaço é importante, e que ele também é importante. Isso fortalece a autoestima e o vínculo com a escola”, pontuou Stivie.
MAIS ESCOLAS — Outra unidade beneficiada pelo Programa Viva Escola é a EMEB Regina Rocco Casa I, localizada na Vila do Tanque, que atende 927 estudantes de creche e Educação Infantil em período integral, que vai receber serviços de manutenção geral, como pintura interna e externa, incluídos portões e gradis. A primeira etapa do programa inclui a escola Professor Nilo Campos Gomes, unidade no bairro Ferrazópolis que conta com 345 alunos no sistema integral.
Outras ordens de serviço assinadas pelo prefeito Marcelo Lima foram das EMEBs Claudemir Gomes do Vale, no Areião, que tem 517 alunos no Fundamental parcial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e Ari Lacerda Rodrigues, no Bairro dos Casa. Ali, são 472 alunos do Fundamental período integral.As demais escolas que serão revitalizadas neste primeiro momento pelo ‘Viva Escola’ serão a Antônio dos Santos Farias (Jardim Represa), Cléia Maria Teures de Souza (bairro Batistini), Pedra de Carvalho (Jardim Independência), EMEB Regina Rocco II (Vila do Tanque) e Suzete Aparecida de Campos (Riacho Grande).



















