A Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, deu início nesta quinta-feira (12/2) à Operação Carnaval Seguro de 2026, ação integrada voltada à garantia da segurança durante o período carnavalesco. A operação será conduzida pela SESEG (Secretaria de Segurança), com atuação da GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Militar e Polícia Civil, além de apoio da SEMOB (Secretaria de Mobilidade Urbana).
A ação tem como objetivo assegurar a preservação da ordem pública, a prevenção de crimes, a segurança viária e o ordenamento do espaço urbano durante as atividades do Carnaval CultSanca 2026, que ocorrerão nos dias 14 e 15 de fevereiro, no Parque Espaço Verde Chico Mendes. As atividades de segurança vão até o dia 18 de fevereiro.
O efetivo empregado contará com mais de 80 agentes de segurança por dia, entre integrantes da GCM, Polícia Militar, Polícia Civil e agentes de trânsito, totalizando mais de 500 profissionais ao longo da operação. Também serão utilizadas mais de 30 viaturas, entre carros e motocicletas, além do apoio de unidades especializadas da GCM (ROMU, Rotam e Canil), da Polícia Militar (Força Tática e ROCAM) e da Polícia Civil, com suporte da SEMOB e do sistema de videomonitoramento do Smart Sanca.

“A integração entre as Forças de Segurança, aliada à tecnologia do Smart Sanca através das câmeras de segurança, acabam por impulsionar os baixos índices de criminalidade que São Caetano tem apresentado”, ressaltou o secretário municipal de Segurança.
Entre as diretrizes operacionais estão a implantação de bloqueios policiais (blitze) em pontos estratégicos, intensificação do patrulhamento preventivo e ostensivo em locais de grande concentração de público, estacionamento estratégico de viaturas para ampliar a presença policial, ordenamento do trânsito e apoio à mobilidade urbana, além de atendimento imediato às ocorrências com atuação integrada entre os órgãos de segurança e emergência.
O comandante da GCM falou sobre a operação e confirmou o aumento do número de viaturas nas ruas da cidade. “Sim, e não será somente da GCM, todas as Forças de Segurança estão unidas para combater a criminalidade.”
A operação contará ainda com patrulhamento virtual por meio das câmeras inteligentes do Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências, que realiza monitoramento contínuo em toda a cidade, além de patrulhamento motorizado e a pé nas imediações dos locais de eventos oficiais do Carnaval.
“Hoje, São Caetano está coberta. Em todos os perímetros da cidade sempre terá uma ‘visão’ das Forças de Segurança, seja através de nossos agentes de segurança, seja pelas câmeras de alto alcance do Smart Sanca”, finalizou o Delegado Titular de São Caetano.




















