Centro de Distribuição de Diadema Arcelor Mittal Foto: Divulgação

Dedicado ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, o programa de responsabilidade social “Cidadãos do Amanhã” destinou R$ 54,7 mil ao município de Diadema, em 2025.

O recurso arrecadado será aplicado em iniciativas que visam diminuir a desigualdade na vida de crianças e adolescentes, em sua maioria em situação de risco pessoal ou social, oferecendo orientação, apoio sociofamiliar e oportunidades de desenvolvimento.

Fundadora e coordenadora do programa há quase três décadas, a Fundação ArcelorMittal estimula a adesão de seus empregados, familiares, clientes, empresas e comunidade, sensibilizando-os a destinar parte do Imposto de Renda ou realizar uma doação aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA/FIA). O custo para quem destina o imposto é zero.

O programa “Cidadãos do Amanhã” integra a estratégia de 37 anos da Fundação na promoção do desenvolvimento social. No Brasil, a campanha arrecadou R$ 1,6 milhão em 2025, mobilizando mais de 2,8 mil participantes. “Essa mobilização permitiu que 32 Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente em todo o país recebessem os recursos captados, os quais serão aplicados em oportunidades reais para as novas gerações. É uma prova concreta de que o investimento social privado (ISP) gera impactos duradouros”, diz Mariana Sena, gerente de Investimento Social da Fundação ArcelorMittal.