Iniciativa da Prefeitura busca aproximar empresas de pessoas com deficiência e TEA que estão em busca de oportunidade; ação, no Jardim Silvina, ocorre nesta quinta-feira, das 9h às 15h Foto: Divulgação/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo promove nesta quinta-feira (5/2), das 9h às 15h, na Praça do Trabalhador Armando Ruivo, localizada no Jardim Silvina, a primeira edição de 2026 da Rota do Emprego PCD – a quarta do programa, criado no ano passado. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, é voltada a ampliar as oportunidades para inserção deste público no mercado de trabalho e vai disponibilizar ao menos 30 vagas, oferecidas por seis empresas parceiras. 

Nas três edições realizadas em 2025, a Rota do Emprego atendeu em torno de 250 pessoas nas praças da Matriz, do Batistini e Giovanni Breda.

Entre as vagas oferecidas nesta estreia em 2026, recepcionista e auxiliar administrativo, auxiliar de armazenamento, auxiliar de produção, assistente de vendas, auxiliar de produção, agente de asseio e conservação, lavador, orientador de público, mecânico e porteiro. Os salários ficam na faixa entre R$ 1.804 e R$ 3.300, este para mecânico de ônibus. As ofertas serão disponibilizadas na van da Central de Trabalho e Renda (CTR), responsável pelo cadastro e possíveis encaminhamentos de interessados.

Fotos: Divulgação/PMSBC

A estrutura da Rota do Emprego na Praça do Trabalhador vai contar com apoio da Secretaria da Saúde, que levará o Vacimóvel para facilitar o acesso da população a vacinas (levar a carteirinha), e a Oficina Ortopédica Itinerante, com serviços de manutenção básica e pequenos reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs), como muletas e bengalas. Além disso, abre espaço para empreendedoras locais que trabalham com artesanato e gastronomia, pois a iniciativa também visa dar oportunidade para geração de renda.

O Rota do Emprego PCD foi criado para descentralizar o serviço da oferta de vagas por parte da CTR, mas, principalmente, facilitar o acesso do público PCD e TEA às oportunidades de emprego. O prefeito Marcelo Lima marcou presença nas três primeiras edições do programa. “Esse programa é importante para dar oportunidade àquela pessoa que não era vista nem lembrada em São Bernardo. Isso é prioridade para nós, e a Rota do Emprego PCD simboliza o nosso compromisso com a inclusão, a cidadania e a geração de oportunidades para todos”, comentou o chefe do Executivo municipal.

Para o secretário municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, Fábio Branco, o programa tem como principal objetivo aproximar empresas que ofertam vagas exclusivas de pessoas com deficiência e TEA que estão em busca de trabalho. “A Rota do Emprego PCD se destaca pelo atendimento itinerante e humanizado, que garante de maneira eficaz o acesso à oportunidade de emprego às pessoas com deficiência, na medida em que a ação aproxima as vagas das pessoas. O trabalho gera maior autonomia, senso de pertencimento e inclusão social a esse público”, frisou o secretário.