
A Prefeitura de Ribeirão Pires aderiu, nesta terça-feira (27), ao Programa Município Mais Seguro, do Governo Federal. A assinatura aconteceu em evento realizado no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que também foi intermediador para adesão do programa nas sete cidades. O município recebeu equipamentos de menor potencial ofensivo como novos tasers e também espargidores de agente químico (o popular gás de pimenta).
Além da entrega dos equipamentos, a parceria com o Governo Federal prevê treinamento e capacitação continuada da Guarda Civil Municipal. A proposta é garantir que os agentes estejam plenamente preparados para o uso adequado dos equipamentos, seguindo protocolos técnicos e operacionais, reforçando uma atuação mais eficiente, segura e alinhada às diretrizes nacionais de segurança pública.
Representando Ribeirão Pires marcaram presença no evento o secretário de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil, Arlei Capoccio e também o Comandante da Guarda Civil Municipal, Wenderson Ferreira.
“São equipamentos que passam a integrar o trabalho diário da Guarda Civil Municipal, ampliando a capacidade de resposta, a proteção dos agentes e a segurança da população. Essa adesão é mais um passo na política pública integrada entre as sete cidades da região”, disse o Arlei Capoccio.
Ainda por meio do Consórcio Intermunicipal, Ribeirão Pires já tinha adquirido mais um drone para atuar no trabalho ostensivo em ações táticas e também ambientais. O modelo DJI Mavic 3T conta com câmeras térmicas e zoom híbrido de até 56 vezes, possibilitando observação aérea detalhada e apoio em operações noturnas, de busca e de inteligência.

















