Da esquerda para a direita: Vanessa Senatori (diretora pedagógica da Fundação das Artes), Adriana Sampaio (diretora da Fundação das Artes), Camila Zanon (Secretária de Cultura), Marisa Catalão (presidente da Fundação Pró-Memória) e Samila Zambetti (servidora da Secult). Foto: Samuel Tchalla/Secult/PMSCS

Nesta segunda-feira (26/1), a secretária de Cultura de São Caetano, Camila Zanon, participou do Encontro de Gestores Culturais 2026, acompanhada da diretora e da diretora pedagógica da Fundação das Artes – respectivamente, Adriana Sampaio e Vanessa Senatori; da presidente da Fundação Pró-Memória, Marisa Catalão, e da servidora da Secult Samila Zambetti.

Realizado na Sala São Paulo, o encontro reuniu prefeitos, gestores culturais e corpo técnico dos 645 municípios paulistas para a apresentação do balanço da gestão da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e para a exposição dos programas e instrumentos previstos para o ciclo de 2026.

Nesse encontro, a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, Marília Marton, apresentou aos gestores municipais as organizações sociais, os programas, projetos e as ações previstas pela Secretaria do Estado para 2026.

Foto: Samuel Tchalla

“O mais importante do encontro foi esse espaço de diálogo entre os gestores. A gente vive realidades diferentes nos municípios, mas fala praticamente a mesma língua quando o assunto é cultura”, avaliou Camila Zanon.

Segundo a secretária de Cultura de São Caetano, é fundamental reconhecer o valor das ações culturais para as economias dos municípios: “Quando a gente fala de cultura e criatividade, não é só programação. É desenvolvimento, é geração de renda, é gente colocando comida na mesa por meio do seu trabalho artístico”, enfatizou.