Atuação integrada da GCM remove 19 veículos, realiza 75 testes do etilômetro, registra uma prisão por embriaguez ao volante e mantém controle territorial nos bairros Fotos: Divulgação/PMSBC

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo intensificou, entre sexta-feira e domingo (16 a 18 de janeiro), as ações preventivas das operações Bairro Mais Seguro e Dorme Bem na região do Batistini e bairros do entorno, com foco no controle antecipado do território, na prevenção de pancadões e na garantia do sossego da população. Ao longo dos três dias, a atuação integrada resultou em um amplo balanço de abordagens, fiscalizações e medidas administrativas, sem registro de aglomerações na região.

As ações contaram com patrulhamento ostensivo, bloqueios viários, blitzes e ações de visibilidade voltadas ao enfrentamento da perturbação do sossego, concentrando-se em pontos estratégicos da região, nos bairros Jardim Detroit e Carminha, especialmente na Rua João de Deus Silva, Rua Simone de Beauvoir e Praça Vera Lucia. Para a execução, foram mobilizados 39 guardas e 20 viaturas, com apoio da Romu, Guarda Ambiental, Base Móvel, equipes com motocicletas e bicicletas.
Como resultado do trabalho realizado, a GCM contabilizou 253 abordagens, sendo 130 motocicletas, 99 carros e 24 pessoas abordadas no local. O balanço da operação registra ainda a remoção de outros 19 veículos e uma prisão por embriaguez ao volante, após o condutor transpor um bloqueio de fiscalização.
Na fiscalização de trânsito, foram realizados 75 testes do etilômetro passivo, que resultaram em 22 autos de infração por recusa ao teste, além de 48 autuações por infrações de trânsito diversas. 
Ao comentar o resultado da operação, o comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, afirmou que “a ausência de aglomerações ao longo dos três dias é resultado da presença preventiva e da atuação contínua nos pontos estratégicos”. “O trabalho integrado das equipes permite antecipar situações de risco, coibir pancadões e garantir mais tranquilidade aos moradores dos bairros atendidos. Essa ação contribui para manter a ordem, o sossego da população e a sensação de segurança na região”, sustentou.