Em três dias de atuação, a GCM de São Bernardo mobiliza 39 guardas e 20 viaturas; ocupa pontos estratégicos com bloqueios e blitzes para conter formação de aglomerações

Com atuação preventiva, a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo realizou, nesta sexta-feira (16/1), nova ação da Operação Bairro Mais Seguro na região do Batistini, mantendo o controle antecipado do território ao longo de três dias. A operação, neste primeiro dia, concentrou esforços nos bairros Jardim Detroit, Carminha, Batistini e Sítio Bom Jesus, áreas com histórico de reclamações relacionadas a pancadões e perturbação do sossego.

Para colocar em prática a estratégia de ocupação do território, a operação contou com 39 guardas, distribuídos em 20 viaturas, incluindo equipes da Romu, Ambiental, motocicletas e bicicletas, com foco em impedir que grandes aglomerações se formem antes do período noturno. Desde a manhã, equipes da GCM atuaram com patrulhamento ostensivo, posicionamento estratégico de viaturas, bloqueios e blitzes, especialmente voltadas à fiscalização de motocicletas e veículos em situação irregular.

O responsável pela Inspetoria Batistini/Alvarenga, Inspetor Stracci, explicou que os resultados estão diretamente ligados ao planejamento antecipado da operação. “A estratégia é agir antes do horário crítico, reduzir o fluxo para os pontos mais sensíveis e evitar que o pancadão se forme. Quando a presença chega cedo e é mantida, o efeito é imediato no território”, afirmou.

A estratégia adotada já apresentou resultados positivos na semana anterior. Como reflexo da atuação, não houve registro de pancadões na região, e, ao longo de três dias de atuação integrada, a GCM realizou 461 abordagens e vistoriou 438 veículos. O trabalho resultou na apreensão de 40 veículos irregulares, sendo 19 automóveis e 21 motocicletas, medida considerada fundamental para impedir a formação de aglomerações e manter o controle territorial.

Além das apreensões, cinco pessoas foram conduzidas ao DP (Distrito Policial), houve uma ocorrência de tráfico de drogas e foram realizadas 99 atuações de trânsito. As equipes também efetuaram 81 testes com etilômetro, com 38 autuações por recusa e dois casos de embriaguez constatada, reforçando o caráter preventivo e fiscalizatório da operação.

Foto: Igor Cotrim/PMSBC

Uma moradora da região, que preferiu não se identificar e vive no bairro há mais de 40 anos, relatou o impacto dos pancadões na rotina local e destacou a diferença percebida após a intensificação das ações. “De uns 10 anos para cá ficou quase impossível morar aqui. Os pancadões começam cedo, atravessam a madrugada e a gente perde até o direito de entrar e sair de casa. No último fim de semana, com a presença da Guarda, isso não aconteceu, e ver a presença deles novamente traz mais tranquilidade para quem mora aqui”, afirmou.

Em continuidade aos trabalhos iniciados pela manhã no período noturno, a atuação é reforçada com a Operação Dorme Bem, que dá continuidade ao trabalho iniciado ao longo do dia. A ação mantém o patrulhamento preventivo e o controle territorial para evitar a retomada de pancadões e aglomerações durante a noite e a madrugada.

O comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, frisou que o trabalho segue reforçado durante a noite. “A Operação Dorme Bem entra para dar continuidade ao controle iniciado durante o dia, com presença preventiva e atuação firme para evitar a retomada de pancadões e garantir o sossego da população”, afirmou.