
Sucesso em sua primeira etapa, a ação em parceria com a Enel, que promove a troca de lâmpadas antigas por modelos de LED nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), chega a uma nova fase e passa a ocorrer em cinco novos ecopontos. Até 28 de fevereiro, moradores poderão realizar as trocas nas unidades Parque Miami, Bom Pastor, Erechim, Ana Maria e Marajoara, expandindo o raio de alcance da ação que leva eficiência energética e sustentabilidade.
Na primeira etapa, foram entregues 1,6 mil novas lâmpadas de LED aos moradores, e os modelos antigos foram encaminhados para a destinação ambientalmente correta. A outra novidade desta fase é o aumento no número de unidades que poderão ser trocadas por CPF, de dez para 20 lâmpadas por pessoa.
Para adquirir as lâmpadas LED, o morador de Santo André deve comparecer aos ecopontos participantes com a conta de energia do último mês e um documento de identidade com foto do titular da conta. Serão permitidas a entrega de lâmpadas incandescentes, halógenas ou fluorescentes.
“Além do descarte correto destes materiais, a ação promove economia de energia, que se traduz em redução da conta e impacto direto no orçamento familiar, além de incentivar o uso de tecnologias mais limpas e de menor impacto ambiental, trazendo benefícios para toda a sociedade”, explica o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos. A tecnologia LED, além de ter uma vida útil superior, consome até 80% menos de energia em comparação com as lâmpadas antigas.
As ações itinerantes de troca de lâmpadas integram o Programa de Eficiência Energética da Enel Distribuição São Paulo, regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que já beneficiou milhares de clientes no estado com a substituição de equipamentos antigos por alternativas mais modernas e sustentáveis.

















