Ao lado de secretários municipais, prefeito Marcelo Lima ouviu moradores e reforçou o compromisso com a conclusão das intervenções ainda este ano Fotos: Igor Cotrim/PMSBC

Garantir dignidade aos moradores das regiões mais afastadas, ampliar o acesso ao lazer para as famílias e reafirmar o compromisso com uma cidade mais sustentável e igualitária. Sob esse propósito, a Prefeitura de São Bernardo, com a gestão de Marcelo Lima, deu início nesta sexta-feira (2/1),  a uma série de vistorias técnicas em obras estratégicas, com o objetivo de assegurar o cumprimento do cronograma de entregas para 2026.

Acompanhado dos secretários de Habitação (Ruth Cristina Ramos) e Serviços Urbanos (Luiz Bortoletto), e do secretário-adjunto de Obras e Planejamento (Ronald França), além de diretores das pastas, o chefe do Executivo Municipal e a comitiva visitaram projetos de urbanização em áreas historicamente vulneráveis, como o Areião, que inclui a implantação de um Centro Comunitário próximo ao empreendimento da CDHU, Parque Imigrantes, Vila Ferreira (Cooperativa), Serro Azul e Alvarenguinha. As ações integram conjunto de investimentos voltados à melhoria das condições de moradia, mobilidade, segurança e qualidade de vida da população.

Durante as vistorias, equipes das secretarias de Habitação, Serviços Urbanos e Obras e Planejamento acompanharam de perto a execução das intervenções, avaliando prazos, etapas e impactos diretos nos territórios.  Em um dos pontos visitados, entre o Areião e a Vila dos Estudantes, foi destacada a complexidade técnica da obra, que envolve a urbanização de uma área antes classificada como de risco, além da construção de um grande talude para contenção de encosta, garantindo mais segurança aos moradores. A previsão é de que essa intervenção seja entregue ainda em 2026.

Na Vila Ferreira, onde ruas sem pavimentação e iluminação adequada ainda fazem parte da rotina dos moradores, a vistoria reforçou o compromisso com a conclusão das obras. As intervenções incluem asfaltamento, nova iluminação pública e melhorias na infraestrutura urbana, medidas que representam mais dignidade e segurança para famílias que enfrentam diariamente as dificuldades do território.

“Aqui era uma área de risco que está sendo urbanizada e, além disso, estamos construindo um grande talude para a contenção de uma encosta, visando a proteção dos moradores. Essa é uma das obras que será entregue ainda em 2026”, garantiu o prefeito.

As ações fazem parte do programa de urbanização integrada conduzido pela Secretaria de Habitação, que articula intervenções físicas, sociais, ambientais, fundiárias e institucionais de forma coordenada. O objetivo é transformar assentamentos precários em bairros plenamente integrados à cidade, com foco na permanência digna das famílias, inclusão urbana e sustentabilidade a longo prazo.

“Não se trata apenas de obra, mas de projeto de cidade, com foco em permanência digna, inclusão urbana e sustentabilidade no longo prazo”, destacou a comandante da pasta, Ruth Cristina Ramos.

Fotos: Igor Cotrim/PMSBC

A agenda também incluiu vistoria em toda a extensão da Estrada do Alvarenga, que passará por obras de duplicação nos próximos meses. O projeto prevê não apenas melhorias na mobilidade urbana para veículos, mas também a implantação de pista de caminhada e ciclovia, ampliando as opções de lazer, saúde e bem-estar para a população. Serão quase três quilômetros de intervenções, do Parque dos Químicos até a divisa com Diadema, passando por bairros como Jandaia e Parque Ideal.

Em cada local visitado, a equipe da Prefeitura priorizou o diálogo com os moradores, ouvindo tanto avaliações sobre as obras em andamento quanto apontamentos sobre outras necessidades dos bairros. Para muitos, a presença do poder público nos territórios, acompanhando de perto a execução dos projetos e percorrendo vielas e áreas de difícil acesso, simboliza uma mudança concreta na forma de governar.

O sentimento predominante nas regiões vistoriadas foi o de que o diálogo direto e a escuta ativa têm se consolidado como instrumentos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população, especialmente daqueles que mais dependem da atuação do poder público.