Ação consiste em distribuir copos e garrafas de água gelada a fim de reduzir os riscos à saúde provocados pela exposição ao calor Foto: Divulgação

Diante da onda de calor que atinge o Estado de São Paulo, a Prefeitura de São Bernardo reforça as ações de assistência à população em situação de rua, ampliando medidas de proteção e cuidado durante o período de altas temperaturas. Desde 15 de dezembro, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania passaram a incluir a distribuição de garrafas de água gelada durante as abordagens sociais realizadas em diferentes pontos da cidade.

“Essa operação especial vai perdurar por todo o verão e ela têm como objetivo reduzir os riscos à saúde provocados pela exposição prolongada ao calor intenso, especialmente entre a população mais vulnerável. Nestes primeiros 15 dias de ação, foram distribuídas na rua cerca de mil garrafinhas/copinhos de água na rua”, detalhou o secretário da pasta, Henrique Kabeça.

Além da oferta de hidratação, o município mantém o atendimento diário com encaminhamento para acolhimento na Casa de Passagem, onde são disponibilizados espaço para pernoite, refeições e estrutura de higiene pessoal, incluindo banho. Neste período os profissionais realizaram, em média, 50 abordagens por dia, demonstrando a intensidade e a continuidade do trabalho desenvolvido pela rede socioassistencial de São Bernardo.