
O ano de 2025 foi de muito trabalho das equipes da Secretaria de Saúde de São Bernardo e os resultados, muitas vezes, podem ser medidos em números. Ao longo do ano, foi verificado aumento de quase 70% no número de vacinas aplicadas, resultado do esforço das equipes, que intensificaram as ações de busca ativa e as atividades realizadas fora das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), como a vacinação em escolas e empresas. Dessa forma, houve expressiva melhora na cobertura vacinal, garantindo mais proteção aos moradores da cidade.
Segundo dados do Programa Municipal de Imunização da Secretaria de Saúde, foram aplicadas 525 mil vacinas ao longo de 2025. No ano passado, foram ministradas 311.490 doses. O aumento nas ações extramuros ultrapassou incríveis 3.000%: foram realizadas apenas quatro ações em 2024, contra mais de 155 neste ano. Essa mobilização foi possível, além da dedicação das equipes de imunização, à utilização do Vacimóvel, veículo que desde maio percorre a cidade, tanto levando as vacinas para os bairros, quanto para os diversos eventos que foram realizados pela Secretaria de Saúde ao longo do ano.
Com relação à cobertura vacinal, vacinas como a BCG (previne as formas mais graves de tuberculose), contra a hepatite B e o rotavírus ultrapassaram a meta de cobertura de 90% da população. “Nos últimos anos, o Brasil e o mundo têm observado uma maior resistência às vacinas, fruto da disseminação de informações falsas. As vacinas são seguras e salvam vidas. Tem sido um intenso trabalho de diálogo e convencimento da população sobre a importância de vacinar todas as pessoas, independentemente da idade. Este ano tivemos excelentes resultados”, explicou o diretor da Seção de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, Renan Mota.
Durante todo o ano de 2025, foram realizadas diversas ações de vacinação em shoppings, escolas, faculdades e empresas, além de eventos da própria Secretaria de Saúde, que levaram diversas ações de promoção de saúde para os bairros. Foram vacinadas mais de 2.230 pessoas nessas ocasiões. “A gente não apenas intensificou a busca ativa, as ações fora das UBSs, como realizamos diversas qualificações para os profissionais que atuam em salas de vacina, sempre buscando o melhor atendimento para a população”, completou o diretor.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou que a vacinação é um dos grandes pilares da atenção primária, prevenindo doenças e agravos, reduzindo a mortalidade e interrompendo a transmissão. “O Brasil e o mundo viveram o maior desafio sanitário do século com a pandemia de Covid 19 e foram as vacinas, a tecnologia a serviço da saúde, que trouxeram a normalidade de volta para as nossas vidas. Em 2026 vamos reafirmar o nosso compromisso com a saúde e com a preservação da vida das pessoas, investindo sempre na imunização das pessoas”, concluiu.

















