
Na manhã desta terça-feira (30), a Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires realizou a prestação de contas dos atendimentos realizados no ano de 2025. Em meio à implantação de novos equipamentos, ampliação de especialidades e modernização dos serviços, foram realizados, ao longo do ano, cerca de 1,6 milhão de atendimentos em todos os equipamentos da rede municipal.
“Chegar a esses resultados só foi possível graças ao esforço diário de cada profissional da nossa rede. Temos uma equipe que trabalha com zelo, compromisso e amor pelo que faz. Também é importante reconhecer o apoio e os investimentos do prefeito Guto Volpi, que tem colocado a saúde como prioridade, ampliando serviços, modernizando unidades e garantindo melhores condições para atender nossa população”, destacou o secretário de Saúde, Clovis Volpi.

Entre os principais indicadores está o crescimento nos atendimentos na Atenção Básica. Com 50% das unidades totalmente revitalizadas pela gestão municipal, os atendimentos cresceram 72% em relação ao ano anterior, totalizando 366.863 procedimentos realizados em 2025 nas 10 unidades de saúde da cidade. Além disso, foram entregues neste ano a nova USF Vila Sueli e a USF Centro.
Outro destaque foi a entrega da nova maternidade do Hospital e Maternidade São Lucas, que realizou mais de 390 partos nos primeiros meses de funcionamento. Com o fortalecimento do trabalho em rede para as gestantes, Ribeirão Pires também registrou um marco histórico: mortalidade infantil zerada ao longo do ano.
“Quando falamos de cuidado com a gestante, em Ribeirão Pires isso é prioridade. Desde o acompanhamento na Atenção Básica, passando pelo atendimento às gestantes de risco no CAISM, até a chegada na nova maternidade, prezamos por um cuidado humanizado, com serviços de qualidade e uma rede preparada para acolher a mãe e o bebê em todas as etapas”, finalizou o secretário de Saúde, Clovis Volpi.
Entre outros números importantes, a rede municipal realizou mais de 360 mil exames laboratoriais, mais de 30 mil consultas em especialidades, além de cinco mil procedimentos odontológicos, que incluíram a implantação do 1º programa municipal de prótese dentária. O município também registrou outro avanço significativo: mortalidade materna zerada em 2025.


















