A Secretaria de Educação de Santo André foi premiada em primeiro lugar na categoria “Prática de Gestão Municipal”, durante o 2º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos SP, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo.
O encontro teve como foco o compartilhamento de práticas de gestão e da atuação dos profissionais da Educação que podem ser replicadas em todo o estado.
“Este prêmio estadual de práticas de gestão reforça que estamos acompanhando de perto nossos índices para avançar ainda mais na qualidade do ensino das nossas escolas”, comemorou o prefeito Gilvan Ferreira.
Com uma rede composta por 65 escolas e cerca de 20 mil estudantes dos anos iniciais, o planejamento estratégico do ensino de Santo André tem sido fundamental para alinhar expectativas e fortalecer a identidade educacional do município.
“A estratégia adotada pelo município favorece a identificação de potencialidades, desafios e desigualdades entre escolas e territórios. A partir desse diagnóstico, a gestão educacional estrutura ações voltadas à equidade, à aprendizagem e à melhoria contínua dos resultados, com foco no desenvolvimento integral dos estudantes”, destacou o secretário de Educação, Pedrinho Botaro.
Entre os principais eixos do trabalho destacam-se a definição dos objetivos estratégicos com as equipes gestoras, o alinhamento às prioridades educacionais em consonância com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)/Alfabetiza Juntos, a realização de um diagnóstico permanente da rede, a implementação de uma avaliação municipal articulada às avaliações externas, como o Saresp, e a definição de metas claras por escola e por turma.
O município também investe na criação de instrumentos de acompanhamento de indicadores, no fortalecimento de uma cultura de monitoramento e tomada de decisão baseada em dados concretos, além da formação continuada de professores e gestores, realizada em horário de trabalho, e de reuniões setoriais para análise de dados e planejamento de intervenções específicas.
“Sabemos que ainda temos muito a caminhar. Contudo, os impactos desse conjunto de ações já podem ser observados nos indicadores educacionais do município. Santo André apresenta avanços na Avaliação de Rede, na Fluência Leitora, no Indicador Criança Alfabetizada e nos resultados do Saresp, refletindo o fortalecimento das práticas pedagógicas e da intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem”, complementou o secretário de Educação.


















