O Paço Municipal de Santo André recebe nos dias 4 e 5 de dezembro um ponto de coleta especial para descarte de resíduos eletrônicos. A ação, intitulada ‘Drive-thru do Resíduo Eletroeletrônico’ (REEE), é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e pela Green Eletron, entidade gestora sem fins lucrativos da logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas no Brasil.
Os munícipes poderão descartar eletroeletrônicos de uso doméstico de pequeno e médio porte que já não possuem mais utilidade. Por exemplo, celulares, computadores, impressoras, secadoras de cabelo, liquidificadores, furadeiras, além de pilhas e baterias já gastas. A ação visa sensibilizar a população sobre a importância e a necessidade da reciclagem correta deste tipo de resíduo.
O formato drive-thru foi adotado em razão da pandemia do novo coronavírus e os moradores não precisarão sair do carro para fazer a entrega. O ponto de coleta ficará localizado na baia de táxis, em frente à sede da OAB (avenida Portugal, 233 – Centro) e funcionará nos dois dias, das 9h às 16h. Além desse ponto temporário, Santo André conta hoje com outros seis coletores de eletroeletrônicos fixos.
Reciclagem de REEE – O lixo eletrônico, REEE ou e-lixo, é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os aterros sanitários, os componentes químicos são prejudiciais ao meio ambiente caso descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água. Também representam um grande desperdício, já que, quando reciclados, eles podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias. Insumos são recursos limitados na natureza e o descarte correto permite o reaproveitamento e a diminuição das emissões de CO2.
Para dar visibilidade ao assunto e mostrar à população a importância da reciclagem destes materiais, a Green Eletron lançou o movimento ‘Eletrônico Não é Lixo’. No site https://eletroniconaoelixo.com.br/ é possível ter acesso a informações e dados sobre a geração destes resíduos. No portal do movimento também é possível baixar o e-book que contém um guia completo sobre a reciclagem do lixo eletrônico, como é popularmente chamado.
De acordo com a Universidade das Nações Unidas (UNU), estima-se que, mundialmente, cerca de 53 milhões de toneladas de aparelhos eletroeletrônicos foram jogadas no lixo em 2019, mas apenas 10 milhões de toneladas foram recicladas. O Brasil é o país que mais descarta eletrônicos na América Latina e é o quinto no mundo. São mais de dois milhões de toneladas apenas no último ano, sendo que menos de 3% é reciclado.
Em Santo André, além dos postos de coleta da Green Eletron, o Semasa também recebe resíduos eletroeletrônicos para descarte nas 21 Estações de Coleta da autarquia. A relação completa dos ecopontos está disponível no site da autarquia.