A Prefeitura de Ribeirão Pires foi reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo pelo destaque no enfrentamento à tuberculose, na última sexta-feira (5). A certificação, concedida pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose, foi entregue durante o Fórum Estadual da Tuberculose 2025 e recebida por Nanci Garrido, coordenadora do Serviço de Atenção Especializada (SAE), responsável pelo tratamento da doença na rede municipal.

A cidade recebeu o reconhecimento pelo trabalho realizado e a avaliação de mais de 70% dos contatos de pacientes com tuberculose em 2024. A avaliação de contatos é um dos indicadores mais importantes no controle da tuberculose e mede a capacidade da rede de saúde de identificar, examinar e acompanhar todas as pessoas que convivem diretamente com um paciente diagnosticado.

“Esse reconhecimento tem um significado muito especial para nós, porque reflete um trabalho que vai muito além dos números. Cada contato avaliado, cada pessoa acolhida, escuta feita com trabalho trabalho humanizado realizado pela nossa rede”, disse a coordenadora do SAE Nanci Garrido.

O Serviço de Atenção Especializada em parceria com a rede de atenção básica – UBS e USF – realiza buscas ativas, especialmente entre pessoas com tosse persistente por mais de duas semanas, além de outros sintomas como febre, sudorese noturna e emagrecimento. Quando identificados, os pacientes são avaliados e submetidos a exames de baciloscopia, raio-x de tórax e avaliação clínica.

O tratamento da tuberculose em Ribeirão Pires é oferecido gratuitamente no SAE, localizado na Rua João Domingues de Oliveira, 320 – Centro. O serviço também disponibiliza o telefone/WhatsApp (11) 4828-4441 para fornecer informações e tirar dúvidas sobre sintomas e tratamentos.