Com projetos exitosos implantados neste ano na cidade, a Prefeitura de São Bernardo participa neste fim de semana (29/11 e 30/11) da Expo Favela Innovation Brasil 2025, considerada o maior encontro nacional de negócios, inovação e cultura produzidos em favelas. O evento, no Expo Center Norte, em São Paulo, reúne empreendedores, coletivos, artistas, investidores e representantes do poder público de diferentes regiões do País, ampliando oportunidades de inclusão produtiva, fortalecendo iniciativas culturais e conectando projetos transformadores que surgem nas periferias.
A programação da feira inclui palestras, rodas de conversa, debates, vivências formativas e atividades culturais distribuídas por diversos espaços, como as Plenárias Sol e Lua, Arena Universitária, Favela Literária, Mídias da Favela, áreas de economia criativa, moda, literatura periférica, inovação, empreendedorismo juvenil e agronegócio de favelas.
Neste ano, São Bernardo terá seu estande oficial apresentando três programas estratégicos da gestão: o Conecta São Bernardo, a Faculdade Municipal gratuita e o tradicional Turismo Industrial, reconhecido nacionalmente. Ao longo da manhã de sábado (29), estudantes da rede pública que participaram da primeira edição do Conecta estarão no evento, das 9h às 14h, compartilhando suas experiências de intercâmbio internacional realizado na Irlanda. A ação marca mais uma etapa de valorização e visibilidade do programa, que levará nova turma ao Exterior em 2026.
A partir das 15h, na Plenária Sol, o município integra a mesa das Prefeituras convidadas, ao lado de Guarulhos e Carapicuíba, discutindo o tema “Cidades em Movimento: A Força das Ações Integradas entre Poder Público e Favela na Geração de Oportunidades”.

São Bernardo será representada na atividade por Alípio Filho, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, ao lado de lideranças da CUFA e gestores municipais. No debate, a cidade irá apresentar iniciativas de desenvolvimento, empreendedorismo e geração de renda, entre elas a CTR (Central de Trabalho e Renda (CTR), a Sala do Empreendedor, o Ceitec e a Van da CTR, que leva atendimento e orientação aos bairros.
Para o prefeito Marcelo Lima, a presença de São Bernardo na Expo Favela fortalece o resultado do trabalho que a cidade tem feito com políticas públicas que geram acesso e oportunidades. “A participação de São Bernardo na Expo Favela mostra como nossas políticas públicas estão conectadas com a inovação, com a Educação e com o empreendedorismo que nascem nas periferias. Programas como o Conecta e a Faculdade Municipal estão abrindo portas para os nossos jovens e adultos, criando oportunidades que transformam trajetórias. Já o Turismo Industrial segue sendo um orgulho da cidade, exemplo nacional de como aproximar as pessoas do mundo do trabalho. Estar neste evento, ao lado de tantas lideranças e talentos das favelas, reforça que estamos no caminho certo: gerar acesso, inclusão e futuro para quem mais precisa”, declarou o chefe do Executivo.
Na Expo Favela, São Bernardo vai apresentar o Conecta São Bernardo – Estudante, que, em sua primeira edição, levou 20 alunos da rede pública para uma imersão educacional e cultural na Irlanda, e que já prepara nova edição ampliada para 2026. A gestão municipal irá destacar, ainda, o Conecta São Bernardo – Professor, recém-lançado, que permitirá a educadores da rede municipal participar de congressos e formações internacionais no Exterior.
Outro case importante é o Programa Faculdade Municipal São Bernardo, que garante cursos superiores tecnólogos 100% gratuitos para moradores com renda familiar de até dois salários mínimos. Desde agosto, 200 alunos estudam nas áreas de Gestão Financeira, Gestão Pública, Gestão Ambiental e Marketing Digital; em 2026, outros 200 ingressarão mediante segundo vestibular, em dezembro.



















