Fotos: Divulgação

Estudantes de São Bernardo que participarão do segundo dia de provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 neste domingo (16/11) terão, mais uma vez, passe livre (ida e volta) nos ônibus municipais. O benefício integra pacote de ações planejadas pela Prefeitura para dar suporte aos candidatos da cidade nos dias de prova, o ‘Tamo Junto no ENEM’, lançado pelo prefeito Marcelo Lima.

Além da passagem livre no transporte, mediante apresentação do Cartão Legal do Estudante, os inscritos poderão contar com pontos de apoio instalados em locais estratégicos nas proximidades de quatro escolas, cada um com 1.000 kits com água, caneta própria para o exame e barra de cereal. Os inscritos também podem contar com atendimento de psicólogos e massoterapeutas para aliviar a tensão antes da prova, caso necessário.

Os pontos de apoio da ação ‘Tamo Junto no ENEM’ serão montados em pontos estratégicos próximos das seguintes instituições: Universidade Federal do ABC (Alameda da Universidade, s/nº, Anchieta), Escola Estadual João Ramalho (Rua José Bonifácio, 102, Centro), Universidade Metodista (Rua do Sacramento, 230, Rudge Ramos) e Faculdade de Direito de São Bernardo (Rua Java, 425, Jardim do Mar).

No total, 52 servidores estarão envolvidos com a iniciativa nos pontos de apoio: 42 da Educação e 10 da Saúde. A fiscalização para controle do barulho será feita por equipes da Secretaria de Planejamento Urbano, que contarão com apoio de agentes da GCM (Guarda Civil Municipal). A PM (Polícia Militar) também participa da ação especial preparada para o Enem, com reforço às rondas nas imediações dos locais de prova.

“Mais uma vez nosso governo estará junto com os estudantes nesse momento importante da vida deles, dando todo o apoio para que possam ter a tranquilidade necessária para fazer a prova. Nosso objetivo é que alcancem notas que possam abrir as portas da universidade para que realizem o sonho de concluir um curso superior, e assim terem mais oportunidades de um futuro profissional promissor”, frisou o prefeito Marcelo Lima. 

A gratuidade valerá das 8h às 20h, de modo a oferecer tempo hábil para ida e volta, sem transtornos, dos locais de provas, marcadas para ocorrerem das 13h30 às 18h30. Para poder utilizar o benefício do transporte gratuito é obrigatório que o candidato apresente o Cartão Legal do Estudante. Os alunos que ainda não têm basta fazer o cadastro por meio do site https://cartaolegal.com/, na aba Cartão Escolar, e seguir todas as orientações. 

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Os candidatos vão responder 90 questões, englobando as disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza, e só poderão deixar a sala de aula a partir das 15h30, mas sem o caderno de questões. Este só poderá ser levado quando o candidato sair faltando apenas 30 minutos para o fim da prova, ou seja, a partir das 18h.