Fotos: Igor Cotrim

Em ampliação às ações de prevenção a crimes e de proteção à população, a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo deu continuidade, nesta quinta (13/11) e sexta-feira (14/11), à segunda fase da Operação Bairro Mais Seguro, com rondas ostensivas nos bairros Jardim da Represa, Ipê, Orquídeas, Terra Nova II, Demarchi e região do Grande Alvarenga.

A nova etapa segue até domingo (16/11), reforçando a cobertura territorial e fortalecendo o patrulhamento preventivo nas áreas atendidas. Na quinta-feira, as equipes iniciaram as ações na Praça São Judas Tadeu, no Jardim da Represa, região do Batistini. Já nesta sexta, as rotas partiram da Praça Natale Morassi, no Terra Nova II.

Ao todo, 36 guardas e 21 viaturas participam desta etapa, entre equipes da Romu (Rondas Ostensivas Municipais), Ambiental, Base Móvel, motocicletas, bicicletas e viaturas de patrulhamento. A atuação é integrada e planejada a partir de levantamentos estatísticos, denúncias da comunidade e relatórios que indicam maior incidência de ocorrências ou sensação de insegurança.

Responsável pela operação nesta semana, o GCM 1º Classe Tuquim destacou a importância da presença contínua das equipes nas ruas. “Quando a Guarda está próxima da comunidade, o morador se sente mais seguro e participa mais. Estar no bairro, ouvir as pessoas e acompanhar a rotina local é fundamental para fortalecer o trabalho preventivo e reduzir situações de risco”, afirmou.

O objetivo da operação é intensificar a presença da GCM, com saturação de viaturas, pontos de visibilidade e ações que inibam práticas criminosas, garantam o sossego público e reforcem a ordem e a proteção dos equipamentos municipais.

Para o inspetor-chefe Denilson Amador, a evolução do programa demonstra maturidade operacional e compromisso com a proteção da população. “Quando retornamos aos bairros com planejamento renovado, conseguimos agir com mais precisão, ouvir melhor a população e fortalecer o trabalho preventivo. Esse ciclo constante é o que garante resultados consistentes e presença efetiva da Guarda nas ruas”, frisou.

Fotos: Igor Cotrim

BAIRRO MAIS SEGURO – A primeira fase da Operação Bairro Mais Seguro percorreu todas as inspetorias do município (Centro, Riacho Grande, Batistini/Alvarenga, Taboão/Paulicéia, São Pedro e Assunção), cobrindo integralmente o território entre setembro e outubro. Nesta nova etapa, a operação retorna às mesmas regiões de forma estratégica, revisitando os bairros com base em dados atualizados, demandas recentes da comunidade e relatórios de patrulhamento. O propósito é reforçar a presença da GCM, ajustar o foco conforme as necessidades de cada área e manter um ciclo contínuo de prevenção e proximidade com a comunidade.