Fotos: Ricardo Quiles/PMSCS

A reunião do COSEM (Conselho Municipal de Segurança) de São Caetano do mês de novembro novamente reforçou a importância do trabalho integrado entre as forças policiais e a participação ativa da sociedade civil na construção de uma cidade cada vez mais segura.

Durante a reunião, realizada na última terça-feira (11/11), o secretário de Segurança ressaltou a relevância da participação da comunidade nas reuniões do conselho como espaço de diálogo e colaboração com o poder público e as forças de segurança. Também destacou o programa de integração de câmeras particulares ao sistema Smart Sanca, que amplia o alcance do videomonitoramento municipal e fortalece as ações de prevenção.

Na ocasião, o subtenente Anderson Sales Lima, chefe de instrução do Tiro de Guerra 02-069, apresentou as ações da tradicional escola de civismo e cidadania, que forma jovens desde 1951 em São Caetano. Além da formação militar, os atiradores são incentivados a desenvolver liderança, espírito de equipe, civismo e compromisso com a cidade, atuando também em apoio à Defesa Civil e em ações sociais e eventos no município.

O comandante-geral da GCM (Guarda Civil Municipal), inspetor Sérgio Ramos Vieira, destacou a importância do uso da tecnologia do Smart Sanca para auxiliar as ações de policiamento e prevenção de crimes pela GCM. Ressaltou ainda sobre o aumento do efetivo para o policiamento no período de compras de Natal.

Fotos: Ricardo Quiles/PMSCS

O inspetor-chefe da GCM Douglas Bispo da Silva apresentou os indicadores criminais mais recentes, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que apontam queda expressiva em todas as principais modalidades de crime. Entre setembro de 2024 e setembro de 2025, São Caetano registrou redução de 60% nos roubos de veículos, -13,6% em roubos outros, -15,03% em furtos outros e -48,28% em furtos de veículos.

Ao encerrar o encontro, o secretário de Segurança agradeceu a presença dos membros do conselho. “Segurança pública não se faz sozinho. É fundamental que o poder público e a sociedade caminhem lado a lado na prevenção e no combate à criminalidade”, destacou. “Contamos com o envolvimento de todos, porque segurança pública se faz com união entre o poder público, as forças policiais e a sociedade.”