Foto - Alex Cavanha/PSA

A Prefeitura de Santo André recebeu nesta terça-feira (11) uma comitiva federal interessada em conhecer de perto as experiências bem-sucedidas em tecnologia e inovação implementadas no município. Durante a programação da visita foram apresentados cases de sucesso como sistemas de telegestão da iluminação pública, CEP Digital, projeto Bairro Inteligente, bem como a estrutura completa do Centro de Operações Integradas (COI) do município com sistema de monitoramento dedicado a vários órgãos e departamentos municipais.

A visita contou com representantes da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República (Seppi), Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Nordeste, Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (Brde) e da Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública (Abcip).

“Receber uma comitiva para conhecer as ações que temos desenvolvido em Santo André mostra que estamos no caminho certo. Nosso compromisso é construir uma cidade moderna, com gestão eficiente e políticas públicas que utilizem a tecnologia a favor das pessoas. Esse reconhecimento reforça que inovação e planejamento são fundamentais para melhorar a vida da população andreense”, afirmou o prefeito Gilvan Ferreira.

Durante a programação, a comitiva conheceu conhecendo os sistemas de monitoramento em tempo real do COI e o atendimento rápido das equipes operacionais e forças policiais, e de saúde no atendimento de ocorrências. Os visitantes também puderam acompanhar o funcionamento dos sistemas de telegestão, telemedição e dimerização (controle de luminosidade) da iluminação pública, que colocam Santo André como referência nacional em gestão e eficiência energética.

Foto – Alex Cavanha/PSA

“É um privilégio sermos procurados pelo Governo Federal para uma visita como essa. Isso demonstra que estamos no caminho certo ao construir uma cidade moderna, baseada em tecnologia, inovação e parcerias estratégicas. Esperamos que essas sinergias se traduzam, em breve, em novos investimentos e oportunidades para melhorar ainda mais a vida dos andreenses”, destacou o secretário de Inovação e Tecnologia, Diego Cabral.

A comitiva conheceu também soluções inovadoras de gestão de informações, como o Sistema de Informações Geográficas Andreense (Siga), e o projeto Bairro Inteligente, desenvolvido pela Secretaria de Inovação e Tecnologia (SIT). A iniciativa integra tecnologias urbanas, conectividade e segurança pública. O primeiro bairro a contar com essa tecnologia foi a Vila Camilópolis, que possui uma rede de sensores e dispositivos que tornam o local mais seguro, conectado e sustentável, incluindo semáforos inteligentes, pluviômetros, bueiros monitorados, sensores de ruído e temperatura, iluminação LED e wi-fi gratuito.

O CEP Digital foi outra ferramenta de destaque apresentada aos visitantes. A iniciativa levou Santo André a ser o primeiro município do Brasil a implementar e regulamentar o reconhecimento de endereços digitais como localização oficial.  O projeto, em parceria com o Google, possibilitou fornecer endereços oficiais a moradores de comunidades que não os possuíam anteriormente, facilitando o recebimento de correspondências, delivery e a formalização de negócios. Essa tecnologia já alcançou diversas comunidades e a meta é expandir para mais de 20 mil domicílios na cidade.

O coordenador da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, André Arantes Luciano, acompanhou a apresentação dos representantes da SIT e ressaltou a importância de levar boas práticas a outros municípios. “É fundamental entender como Santo André aplica a tecnologia e as inovações em benefício da população. Viemos conhecer esse modelo de operação para aprender e replicar essas boas práticas e para podermos levar para outras cidades do país”, afirmou.