Foto: Eric Romero

A Prefeitura de São Caetano promoveu capacitação de funcionários que ficarão à frente do futuro Smart Sanca Lilás, serviço exclusivo de atendimento e orientação a mulheres vítimas de violência doméstica na cidade. A atividade foi realizada na manhã desta terça-feira (11/11), no Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da administração.

O Smart Sanca Lilás funcionará 24 horas dentro do equipamento de gerenciamento da cidade e será conectado com as forças de segurança do município e departamentos da saúde que trabalham diretamente com as mulheres, com toda rede de proteção, incluindo apoio jurídico, suporte psicológico e auxílio social. O projeto é conduzido pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, com apoio das secretarias de Governo, de Saúde, de Assistência Social e de Segurança.

Na capacitação, foi realizada série de palestras com diferentes instituições que serão parceiras e atuarão diretamente com o Smart Sanca Lilás. O encontro foi conduzido pela delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher, Luciara Cássia da Costa Campos, e contou com a participação de integrantes do COPOM (Centro de Operações) da Polícia Militar, da Patrulha Maria da Penha da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano, do CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), do CREAM (Centro de Referência Especializado em Assistência à Mulher), do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e do Plajan (Plantão Jurídico de Assistência à Mulher, Idoso e Criança).

“Precisamos criar uma rede de apoio e proteção a mulheres vítimas de violência doméstica. O Smart Sanca Lilás vem para atender essa necessidade. Por isso, o primeiro contato delas é essencial. Não podemos perder a oportunidade de atender essa mulher. Sem julgamentos, sem preconceitos, sem ironias. Com acolhimento, com empatia, com carinho”, disse dra. Luciara.

Cabo PM Renata Alves, que atua na Cabine Lilás da Polícia Militar, citou que há muitos casos de revitimização da mulher agredida e que esse contato inicial é importante para demonstrar que ela tem um local para se sentir segura para denunciar a situação atual. “É uma mulher que está em um cenário de extrema fragilidade e que precisa de ajuda.”

O treinamento envolveu também outros operadores do Smart Sanca, uma vez que a ligação feita ao 0800 7000 156 pode ser atendida por qualquer funcionário do equipamento – e ele terá a capacitação necessária de acolhimento da mulher que procurar o Smart Sanca por ajuda.

“O futuro Smart Sanca Lilás faz crescer o sentimento de pertencimento do Smart Sanca, que é um equipamento da população com toda integração que existe. É um equipamento de prestação de serviço para a cidade. Todos precisam se sentir participantes do Smart Sanca, as portas estão sempre abertas. É um equipamento para ser integrado por todos os organismos da sociedade civil”, comentou o secretário de Governo.