Entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC (FUABC) acaba de sagrar-se vencedora de chamamento público do Governo do Estado de São Paulo e seguirá à frente da gestão do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP) por mais 5 anos. O resultado, publicado no Diário Oficial do Estado em 31 de outubro, ratifica a excelência e a continuidade do trabalho da FUABC, que gerencia o equipamento de saúde desde 2014.

Localizado no Carandiru, Zona Norte da Capital paulista, o CHSP é uma unidade de referência estadual no atendimento à população carcerária, com foco em Infectologia, Cirurgia, Psiquiatria e Saúde da Mulher. A unidade é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e atua em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) para a gestão de segurança.

CONTINUIDADE E INOVAÇÃO

O novo contrato de gestão, firmado no modelo de Organização Social de Saúde (OSS), prevê a manutenção de todos os serviços de alta resolutividade e o aprimoramento da assistência, com foco em inovações e humanização do cuidado.

Entre as principais novidades do Plano Operacional da FUABC para o CHSP está a ampliação da capacidade de atendimento psiquiátrico. Atualmente existem 11 leitos do sexo masculino, com taxa de ocupação de 99%. A partir do segundo semestre de 2026, estarão em funcionamento 30 leitos psiquiátricos no total, sendo 20 destinados ao sexo masculino e 10 ao sexo feminino. Essa medida visa atender à crescente demanda por saúde mental na população carcerária, reforçando o papel do CHSP como referência no tratamento psiquiátrico no sistema prisional.

Outro destaque é o reforço na área de humanização. A FUABC mantém o princípio de não ter acesso à ficha criminal dos pacientes, garantindo que o atendimento seja prestado de forma igualitária e sem preconceito, um pilar fundamental para a humanização do cuidado.

Além disso, o CHSP continuará sendo um polo especializado no manejo de hanseníase e tuberculose multirresistente (TB-MDR), com um histórico de 76% de conclusão de tratamentos de TB-MDR. A unidade também é responsável pela prescrição e monitoramento remoto de todos os tratamentos de hepatite C diagnosticados no sistema prisional paulista.

No campo da tecnologia e gestão de dados, o plano operacional inclui a implementação de soluções de Tecnologia da Informação para garantir a interoperabilidade entre sistemas e a gestão de dados dos pacientes, assegurando a disponibilidade das informações, independentemente da OSS gestora.

“A permanência à frente da gestão do CHSP reafirma o compromisso da Fundação do ABC com a qualidade, resolutividade e humanização no atendimento à população do sistema prisional. Trata-se do reconhecimento de um trabalho construído com dedicação por toda a equipe, comprometida com um cuidado centrado no paciente, acolhedor e empático. É com muita alegria que renovamos essa missão, cientes dos desafios e motivados a seguir avançando com novas conquistas e ações contínuas voltadas à excelência assistencial e à segurança do paciente”, destaca o diretor-geral da unidade, Rogério Anhon Bigas.

O Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário conta com 375 leitos distribuídos em quatro alas de internação, além de unidade semi-intensiva e centro cirúrgico. Atualmente, são 251 leitos em operação, e o novo contrato visa otimizar a capacidade instalada, especialmente no âmbito dos atendimentos de Saúde Mental. As metas e indicadores assistenciais permanecem contratualizados, com acompanhamento sistemático pela Secretaria de Estado da Saúde, que realiza avaliações periódicas de desempenho e qualidade por meio das comissões de monitoramento do contrato.