Estudantes de São Bernardo que farão as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 nos próximos dias 9 e 16 de novembro terão passe livre (ida e volta) nos ônibus municipais. O benefício integra pacote de ações planejadas pela Prefeitura para dar suporte aos candidatos da cidade nos dias de prova, o ‘Tamo Junto no ENEM’, lançado nesta quinta-feira (6/11) pelo prefeito Marcelo Lima, em evento no salão nobre do Paço Municipal.
Além da passagem livre no transporte, os estudantes poderão contar com pontos de apoio em locais estratégicos nas proximidades de quatro unidades de ensino, cada um com 1.000 kits com água, caneta adequada para o exame e barra de cereal. O prefeito também determinou que equipes da Prefeitura realizem fiscalização no entorno de todas as unidades onde serão realizadas as provas, com o objetivo de coibir barulho e garantir a tranquilidade dos candidatos.
Acompanhado dos secretários de Educação, Júlio César da Costa, de Programas Governamentais, Hirouyki Minami, de Comunicação, Renato Targino, e de Planejamento Urbano, Milena Graciano, além da adjunta de Educação, Jussara Bezerra, o chefe do Executivo municipal anunciou também que a segurança será reforçada. Segundo ele, agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) e da PM (Polícia Militar) vão intensificar as rondas nas proximidades das escolas.
No total, 52 servidores estarão envolvidos no ‘Tamo Junto no ENEM’ nos pontos de apoio: 42 da Educação e 10 da Saúde. A fiscalização para controle do barulho será feita por duas equipes da Secretaria de Planejamento, que contarão com apoio de agentes da GCM, da Secretaria da Segurança.

“Esse é um momento muito importante para nossos jovens, porque a nota do ENEM pode garantir uma vaga na faculdade, que é o sonho da maioria e, por isso, é importante que estejam tranquilos e focados apenas nas provas. Assim, nosso governo uniu esforços para dar todo o suporte que precisam, como os pontos de apoio, onde receberão kits e também terão psicólogos e massagem à disposição. Somado a isso, vamos reforçar a segurança e coibir o barulho excessivo. Serão dois domingos especiais, nos quais os candidatos precisam estar concentrados”, pontuou Marcelo Lima.
ÔNIBUS SEM PAGAR – A gratuidade valerá das 8h às 20h, de modo a oferecer tempo hábil para ida e volta dos candidatos, sem transtornos, dos locais de provas, marcadas para ocorrerem das 13h30 às 19h. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h nas duas datas. A iniciativa da Prefeitura tem como objetivo facilitar o acesso de todos os candidatos aos locais de provas, que serão realizadas no período das 13h30 às 19h.
Para poder utilizar o benefício do transporte gratuito é obrigatório que o candidato apresente o Cartão Legal do Estudante. Os alunos que ainda não têm o cartão basta fazer o cadastro por meio do site https://cartaolegal.com/, na aba Cartão Escolar , e seguir todas as orientações.
“Essa iniciativa vai além do deslocamento: é um gesto de valorização dos sonhos e do esforço de cada estudante que se preparou para o exame. Queremos que todos tenham tranquilidade e segurança para chegar ao local de prova e dar o seu melhor. Inclusive, porque, para muitos deles, é uma grande oportunidade de conseguir vaga no Ensino Superior. E ajudar a realizar sonhos é uma das missões do nosso governo”, frisou o prefeito Marcelo Lima.
PROVAS – No primeiro domingo do ENEM (9/11), a prova é composta por 90 questões objetivas (divididas entre Linguagens e Ciências Humanas) e uma redação. No segundo (16/11), serão mais 90 questões, englobando as disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza.
PONTOS DE APOIO – Os pontos de apoio da ação ‘Tamo Junto no ENEM’ serão montados em pontos estratégicos próximos das seguintes instituições: Universidade Federal do ABC (Alameda da Universidade, s/n – bairro Anchieta), Escola Estadual João Ramalho (Rua José Bonifácio, 102 – Centro), Universidade Metodista de São Paulo (Rua do Sacramento, 230 – Rudge Ramos) e Faculdade de Direito de São Bernardo (Rua Java, 425 – Jardim do Mar).





















