Presidente Lula durante encontro com alunos da Rede de Cursinhos Populares (CPOP), no Ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado (18), em São Bernardo, de aulão da Rede de Cursinhos Populares (CPOP) no Ginásio Adib Moysés Dib e assinou o termo de compromisso do edital que prevê apoio a até 500 cursinhos em 2026, com investimento estimado em R$ 108 milhões do Ministério da Educação.

Diante de centenas de estudantes, Lula destacou a educação como instrumento de transformação social e incentivou os jovens a não desistirem dos estudos. Segundo ele, “o Brasil do futuro será melhor do que o Brasil do presente” com investimento em conhecimento, e não apenas em commodities.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a CPOP — criada por decreto na atual gestão — já apoia 384 cursinhos em todo o país e será ampliada. A iniciativa dialoga com outros programas federais como Pé-de-Meia, Enem, Sisu (com Lei de Cotas), Prouni e Fies.

Já Fernando Haddad lembrou que, nas últimas duas décadas, políticas como Prouni, expansão das universidades federais e cotas ampliaram o acesso de estudantes pobres, negros e egressos de escolas públicas ao ensino superior.