Na semana em que se comemorou o Dia do Idoso, os cursos esportivos disponibilizados pela Prefeitura de São Bernardo atingiram a marca de 4 mil atendimentos para o público da melhor idade. Entre as modalidades mais procuradas da grade, a hidroginástica, natação, ginástica funcional e as práticas de Tai Chi Chuan e Aikido atraem a maior parte dos alunos 60+. Todas as atividades, gratuitas, contam com orientação de profissionais de Educação Física, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Além de promover a atividade física para esse público, as aulas para a melhor idade têm o propósito de levar o bem-estar e a socialização entre eles. O professor Flavio Herrmann dá aula de exercícios funcionais, Tai Chi Chuan e Aikido. “Nas três turmas tenho alunos 60+. Eu diria que as aulas são muito parecidas com a do público adulto jovem, o que muda é que tenho muito mais exceções, pessoas com marca-passo, limitações para levantar e sentar ou deitar no chão, mais chances de queda ou de vertigem e desequilíbrio glicêmico ou de pressão arterial”, pontua.
Flávio conta que, entre as alunas, as com mais de 80 anos executam os exercícios com excelência. “É um grande exemplo para nós. Elas fazem os exercícios dentro do ritmo delas. Pulam corda, saltam, correm, fazem flexão de braço. Digo sempre que elas são exemplos para todos os outros alunos que praticam atividade nos centros esportivos de São Bernardo”, acrescentou o professor, orgulhoso.
A professora Neide Vieira, que ministra aulas de treinamento funcional e hidroginástica, reforça a importância da atividade física na melhor idade para a rotina dos alunos. “As aulas são planejadas pensando nas capacidades físicas que são mais importantes para a manutenção das atividades de vida diária, como a coordenação motora, agilidade, potência, flexibilidade, atividades cognitivas e, como prioridade, a força, pensando na prevenção de quedas”, destaca.
Para ela, chegar à terceira idade em uma boa condição física vai além de amenizar os efeitos naturais do envelhecimento. “Esses efeitos, claro, podem interferir na autonomia da pessoa idosa, mas nosso principal objetivo é a preservação da saúde mental deles, fortalecendo suas rotinas e sua longevidade.”

CORPO FALA – Para os professores, se manter ativo antes de chegar à melhor idade é fundamental. “Após os 30 e poucos anos já entramos em uma curva descendente das funções fisiológicas. Começamos a perder força e massa muscular, massa óssea, é quando começamos a perceber as sobrecargas da rotina diária com dores articulares, musculares mais proeminentes e que demoram mais para passar. A prática regular de exercícios promove o que podemos chamar de ‘poupança’ da saúde. Hoje sabemos que o exercício físico tem ação muito além do sistema músculo esquelético, ele auxilia no controle da pressão arterial, da glicemia, na cognição e prevenção de doenças como Alzheimer, Parkinson, entre outras”, analisa Flávio.
O efeito a longo prazo da atividade física foi lembrado pela professora Neide: “O músculo funciona, de fato, como uma ‘poupança’ para a autonomia durante a terceira idade. Isso posto, desenvolver e preservar massa muscular nos mantém mais distantes das doenças cardiometabólicas, e uma boa condição cardiovascular vai garantir mais anos de vida”, avalia.

CENTROS ESPORTIVOS – A Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo abre inscrição para os cursos esportivos no início de cada ano. Ao todo, são mais de 10 mil vagas, gratuitas, ofertadas por todos os centros esportivos espalhados pela cidade.
As inscrições são realizadas somente pelo site: www.cursosesportivossbc.com e o interessado deve fazer o seu cadastro, com seus dados pessoais, e depois escolher uma turma de interesse. No período de inscrições, são colocados plantões nos equipamentos esportivos municipais para prestar atendimento e orientações aos interessados.
Dentro das vagas ofertadas, há reserva de 30% delas para atendimento prioritário às pessoas com deficiência, laudo médico ou em vulnerabilidade social. O serviço é destinado apenas a moradores de São Bernardo.
