Fotos: Eric Romero / PMSCS

Em audiência realizada na Câmara Municipal nesta segunda-feira (29/9), de forma presencial e transmitida pelas redes sociais, o secretário de Fazenda, Paulo Rossi, fez a prestação de contas referente ao segundo quadrimestre de 2025.  Os dados também estão disponíveis no link https://www.camarascs.sp.gov.br/index.php/component/content/article?id=3330

Paulo Rossi realizou uma breve explanação sobre os nove meses de trabalho à frente da Secretaria da Fazenda, iniciando pela execução orçamentária. Ele comparou as principais receitas dos últimos anos (oriundas de fontes como ICMS e IPTU, entre outras) e observou que de 2023 para 2024 houve um aumento da ordem de 17,11%. Contudo, de 2024 para 2025, o crescimento da receita foi bem menor: 6,20%.

A boa notícia é que as despesas reduziram, na comparação de 2024 para 2025: “Conseguimos reduzir cerca de 57 milhões de reais em relação ao ano passado”, comemorou o secretário. Ele explicou que esse resultado foi conquistado com muito esforço, graças ao decreto de contingenciamento (decreto 12.129, que determinou o contingenciamento de 12% nas despesas do governo municipal).

Com transparência e responsabilidade, o secretário de Fazenda declarou que ainda não há previsão de quando o município poderá sair do contingenciamento, o que ainda exigirá esforços de todas as secretarias e órgãos municipais. Mas esse é o caminho para a saúde fiscal do município, necessária para garantir desenvolvimento com sustentabilidade.