Na tarde da sexta-feira (26/9), o CISE (Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade) Moacyr Rodrigues, em São Caetano do Sul, foi palco de uma iniciativa especial que uniu solidariedade, integração e cuidado. A equipe de voluntários da GM (General Motors) do Brasil participou de mais uma etapa do Jardim Terapêutico do Bem-Estar, projeto que busca estimular a qualidade de vida dos pacientes idosos por meio de atividades ligadas à natureza.
Durante a visita, mudas de plantas doadas pela companhia foram utilizadas em dinâmicas de estimulação cognitiva, que proporcionaram momentos de interação e resultados bastante positivos entre os participantes. A programação contou ainda com visita à horta do espaço, jogos didáticos realizados em parceria com voluntários do Art Sênior e o acompanhamento da equipe de psicologia e coordenação da Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade).

Estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia também marcaram presença, conhecendo de perto o impacto do projeto e a importância da integração entre diferentes setores da sociedade no cuidado à pessoa idosa.
Para Lucila Lorenzini, coordenadora da Comtid, a ação reforça o papel transformador das iniciativas coletivas. “O Jardim Terapêutico é mais do que uma atividade recreativa, é um espaço de acolhimento e estímulo que transforma a rotina dos nossos idosos. Contar com parceiros como a GM, amplia o alcance desse trabalho e mostra como a união de esforços pode gerar grandes resultados”, afirma.
Sobre o Projeto Jardim Terapêutico
Lançado em maio de 2025, o projeto Jardim Terapêutico tem como diferencial o acolhimento de idosos que não apresentaram avanços satisfatórios com a psicoterapia tradicional ou em grupos convencionais, oferecendo sessões semanais às sextas-feiras com atividades sensoriais, lúdicas e terapêuticas em contato com a natureza.

Com foco na humanização do atendimento e na qualidade de vida, a iniciativa já se destaca como estratégia eficaz de prevenção e tratamento de doenças crônicas e desequilíbrios emocionais, como depressão e estresse, convidando ao final do ciclo os participantes a integrarem outras atividades dos CISEs, ampliando suas possibilidades de socialização, autonomia e bem-estar.