Médico teve papel fundamental na consolidação da instituição de ensino

O Centro Universitário FMABC recebeu com pesar na madrugada desta quarta-feira (24) a notícia do falecimento, aos 95 anos de idade, do Dr. Milton Borrelli, médico urologista de carreira brilhante e ex-diretor da instituição. Sua trajetória marcou não apenas a história da faculdade, mas também a medicina paulista como um todo.

Nascido em 1930, formado pela Universidade Federal do Paraná e com doutorado e livre-docência em Urologia pela USP, Borrelli iniciou suas atividades na FMABC em 1971 como docente visitante. Tornou-se professor titular em 1978 e permaneceu na instituição até 2008, dedicando três décadas ao ensino, à pesquisa e à formação de profissionais de saúde.

Ao longo de sua carreira acadêmica, exerceu cargos de grande relevância como membro da Congregação universitária e coordenador de disciplinas em cursos da área da saúde. Foi diretor da FMABC por dois mandatos consecutivos, entre 1994 e 2002, período em que teve papel decisivo na consolidação acadêmica e administrativa da instituição.

Na gestão de Borrelli como diretor, além do fortalecimento da Medicina foram iniciados os cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Fisioterapia. A iniciativa foi fundamental para que anos depois a instituição alcançasse o status de Centro Universitário.

Borrelli também esteve à frente do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, como diretor técnico por aproximadamente uma década, contribuindo para a expansão da assistência pública em saúde no ABC. Além da atuação como gestor, deixou importante legado científico e cultural, com publicações de destaque, incluindo o livro Comunicação & Linguagem em Saúde.

Reconhecido pelo dinamismo, pela dedicação aos pacientes e pela postura ética e humanista, Borrelli foi homenageado pelo curso de Enfermagem com o título de Professor Emérito da FMABC, coroando uma trajetória de excelência e compromisso com a medicina e o ensino.

A comunidade acadêmica do Centro Universitário FMABC prestou suas homenagens e ofereceu solidariedade à família e amigos, reafirmando a gratidão pela contribuição de Borrelli à instituição e à saúde do estado de São Paulo e seu pioneirismo e legado eterno.

“O nosso Centro Universitário é resultado do comprometimento de muitas pessoas. O líder de todos os líderes era nosso queridíssimo professor Borrelli. A ele devo muito, sempre será lembrado e amado. Meus sentimentos para os amigos e familiares”, declarou David Uip, reitor do Centro Universitário FMABC.