A Fundação do ABC organiza neste mês uma importante campanha junto a todas as unidades de saúde gerenciadas, em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente. Celebrada em 17 de setembro, a data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma oportunidade para conscientizar o público, promover a colaboração entre as partes interessadas e mobilizar ações globais para melhorar a segurança do paciente. Neste ano, o tema escolhido é “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, com o slogan “Segurança do paciente desde o início!”.
A proposta internacional destaca a vulnerabilidade dessa faixa etária aos danos causados por falhas assistenciais e faz um apelo por ações urgentes que eliminem riscos evitáveis no atendimento pediátrico e neonatal. A campanha da OMS também busca conscientizar a população, envolver profissionais e gestores de saúde e fomentar políticas públicas sustentáveis que garantam atendimento mais seguro desde o nascimento.
Com mais de 30 mil colaboradores, a Fundação do ABC, impulsionada pela Diretoria de Projetos e Qualidade, está distribuindo materiais informativos sobre o tema, detalhando os objetivos do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2025. Paralelamente, as unidades de saúde também estão realizando atividades internas de conscientização, capacitação e educação permanente com as equipes multiprofissionais.
A mobilização global deste ano reforça diretrizes já apresentadas em campanhas anteriores, como o parto seguro; priorização da segurança do paciente; segurança dos profissionais de saúde; segurança da medicação; envolvimento do paciente e da família; e segurança diagnóstica. Os esforços integram o Plano de Ação Global para a Segurança do Paciente 2021–2030, promovido pela OMS.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o tema de 2025 está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o de número 3.2, que visa acabar com mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de cinco anos. A segurança infantil também faz parte de estratégias internacionais como o “Plano de Ação para Toda Mulher, Todo Recém-Nascido, Em Todo Lugar”, a “Iniciativa de Ação para a Sobrevivência Infantil” e a ‘Estratégia Global para a Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente 2016-2030’.
OBJETIVOS DO DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DO PACIENTE 2025
1. Aumentar a conscientização global sobre os riscos de segurança nos cuidados pediátricos e neonatais em todos os ambientes de assistência médica, enfatizando as necessidades específicas de crianças, famílias e cuidadores.
2. Mobilizar governos, organizações de saúde, órgãos profissionais e a sociedade civil para implementar estratégias sustentáveis para cuidados mais seguros para recém-nascidos e crianças, como parte de iniciativas mais amplas de segurança e qualidade do paciente.
3. Capacitar pais, cuidadores e crianças na segurança do paciente promovendo educação, conscientização e participação ativa no cuidado.
4. Defender o fortalecimento da pesquisa sobre segurança do paciente em cuidados pediátricos e neonatais.