Em ação preventiva e ostensiva que intensifica o patrulhamento em áreas de maior vulnerabilidade, a Guarda Civil Municipal de São Bernardo, com apoio da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), iniciou nesta sexta-feira (12/09), com a presença da prefeita Jessica Cormick, a Operação Cuidar Bem SBC. Com foco em coibir delitos e reforçar a segurança dos moradores, a primeira etapa partiu da Inspetoria Centro e concentrou equipes em pontos estratégicos, como corredores de ônibus, ruas e avenidas, abrangendo os bairros Vila Gonçalves, Nova Petrópolis, Baeta Neves, Vila Dayse e região.
O planejamento da operação foi definido a partir de levantamentos estatísticos, denúncias da comunidade e relatórios de patrulhamento, que indicaram locais com maior número de ocorrências. As operações terão como base as inspetorias responsáveis por cada região da cidade, garantindo que o reforço do patrulhamento seja abrangente. Com isso, a GCM amplia sua presença nas ruas, fortalece a confiança da população e previne práticas ilegais por meio da saturação de viaturas e pontos de visibilidade.
A prefeita Jessica Cormick frisou a importância da iniciativa para ampliar a segurança nas ruas da cidade. “Cada guarda mobilizado na Operação Cuidar Bem SBC representa o cuidado que temos com quem vive e trabalha em São Bernardo. Nossa prioridade é que as pessoas possam circular pela cidade com mais tranquilidade”, pontuou.
Para a primeira etapa da operação, foram mobilizados 45 guardas municipais, além de quatro equipes da Romu, nove motocicletas, sete viaturas, uma base móvel, dois ônibus e patrulhamento com bicicletas.
O comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, destacou a eficiência do reforço. “A Operação Cuidar Bem SBC foi planejada para tornar o patrulhamento mais eficiente. Com a presença ampliada da GCM em áreas estratégicas, reduzimos riscos e reforçamos o caráter preventivo da nossa atuação.”
Na manhã desta sexta-feira (12/09), durante patrulhamento de rotina nas proximidades da Emeb Alice do Lago, no bairro Montanhão, equipes da Romu abordaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a presença da viatura, o homem tentou fugir a pé e dispensou uma sacola na via.
Na busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado, mas ao verificar a sacola abandonada foram localizados entorpecentes, dinheiro trocado e anotações referentes à venda das drogas. Ao todo, a ocorrência resultou na apreensão de 30 papelotes de cocaína, 118 pinos de crack, 18 porções de maconha, R$ 55 em dinheiro e R$ 2 em moedas.
O suspeito confessou que estava na prática do tráfico de entorpecentes. Ele foi conduzido ao 6° Distrito Policial de São Bernardo, onde a autoridade de plantão ratificou a prisão com base no artigo 33 da Lei de Drogas.
Na última quarta-feira (10/09), a GCM foi acionada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) após denúncia de um munícipe que avistou um indivíduo pendurado em um poste na região do Rudge Ramos. Ao chegar ao local, os agentes constataram que se tratava de furto de energia na Rua Represa, próximo à Rodovia Anchieta. O indivíduo tentava puxar a fiação elétrica até o lado oposto da via. Durante a ocorrência, outros dois envolvidos também foram abordados, totalizando três detidos.
No local, os guardas encontraram um saco com fios de fibra ótica e uma mochila com diversos materiais usados para cortar fios, como alicate, faca e outras ferramentas. Todos os detidos possuem passagens criminais e foram encaminhados ao 2° DP, ficando à disposição da Justiça.
O inspetor-chefe da GCM, Denilson Amador, destacou os riscos deste tipo de crime. “Além do prejuízo ao serviço, o furto de energia representa um perigo tanto para quem pratica quanto para quem circula pela região. Esse caso mostra a importância da presença preventiva da GCM, que atua não só na repressão ao crime, mas também na proteção da comunidade contra situações que podem gerar riscos invisíveis, como o contato com fios energizados em plena via pública.”





