A rede municipal de saúde dobrou o número de laboratórios de análises clínicas. Os mini-labs, que fazem parte do programa “Exame sem Demora”, foram instalados nos PAs e passam a ser referência, absorvendo também a demanda das Unidades Básicas de Saúde - Foto: André Baldini

A Prefeitura de Diadema lançou nesta quinta-feira (21/08) os mini-labs do programa Exame sem Demora, que vão transformar o atendimento nos pronto-atendimentos e unidades de urgência da cidade. Com a novidade, os exames passam a ser processados no próprio local da coleta, reduzindo o tempo de espera de até 12 horas para cerca de 59 minutos nos exames básicos utilizados para fechar diagnósticos.

“A descentralização dos laboratórios significa não apenas atender melhor a população, com mais agilidade e dignidade, mas também gerar economia. Com esta ação, teremos uma redução média de R$ 400 mil por mês nos custos da saúde”, destacou o prefeito Taka Yamauchi durante o lançamento.

Antes do programa, pacientes que procuravam a rede de urgência chegavam a esperar de 8 a 12 horas para receber resultados de exames. Isso acontecia porque, apesar de a coleta ser feita na própria unidade, o material era enviado para processamento em outro local. Como o motoboy passava a cada duas horas para recolher as amostras, muitas vezes o paciente precisava aguardar longos intervalos. Por exemplo: se alguém fazia a coleta às 10h10 e a última retirada acontecia às 10h, a amostra só seria levada ao laboratório às 12h, estendendo a espera pelo resultado.

Com os novos mini-labs instalados no PA Eldorado, PA Paineiras e UPA Centro, além do Hospital Municipal de Diadema, o processamento será feito no próprio serviço, acelerando o diagnóstico e o início do tratamento. “Esse é um ganho muito importante para a população que é atendida nos serviços de urgência e emergência. O resultado rápido propicia o diagnóstico ágil, o que é fundamental nos casos de doenças ou sintomas agudos”, explicou o secretário municipal de Saúde, Antonio Carlos do Nascimento.
Antes, a UPA Centro já possuía um laboratório que recebia amostras de várias unidades da rede. Com o novo sistema, boa parte da demanda será processada diretamente nos locais de coleta, desafogando o fluxo centralizado. Os exames colhidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como os preventivos, continuarão sendo processados na central externa do laboratório.

“A descentralização garante mais rapidez e também mais segurança no cuidado. Quanto antes o médico tem o resultado em mãos, mais rápido ele pode tomar decisões sobre o tratamento, o que faz diferença em casos de urgência e emergência”, afirmou o secretário adjunto de Saúde, Gustavo Tomaz.


De horas de espera a resultados rápidos

Até meados de julho, o município contava com dois laboratórios: um no Hospital Municipal de Diadema, específico para pacientes internados, e outro no Centro de Especialidade Quarteirão da Saúde (QS), que atendia a UPA Centro e demais serviços, incluindo UBSs. O sistema dependia de coletas a cada duas horas e transporte até o laboratório, o que prolongava o tempo de resposta.

Agora, com quatro laboratórios — incluindo os dois mini-labs nos PAs Eldorado e Paineiras —, a coleta e o processamento acontecem de forma imediata, agilizando diagnósticos e tratamentos.

Entre os exames realizados nos mini-labs estão: hemograma, plaquetas, enzimas cardíacas, troponina ultrassensível, enzimas pancreáticas, bilirrubinas, cálcio, potássio, entre outros, utilizados para verificar funções renais, cardíacas e quadros agudos. Alguns exames podem levar mais tempo, de acordo com o processamento da amostra e as características específicas de cada exame.

Quando o exame é colhido na UBS, o paciente recebe um número de protocolo com senha para acessar o resultado online, após 24 horas, caso prefira. A UBS ainda pode imprimir o exame e o médico visualizar no sistema no momento da consulta.

*Programa Exames sem Demora* > Fernanda: Além dos mini-labs, o programa Exames sem Demora já implantou a oferta de exames por livre demanda, sem necessidade de agendamento. Hoje, os moradores de Diadema podem realizar mamografia, papanicolau, eletrocardiograma, raio-X e exames laboratoriais de forma simples e direta. A coleta e os atendimentos estão disponíveis em diferentes pontos da rede:

• Mamografia: Quarteirão da Saúde
• Raio-X: UPA Central e Prontos-Atendimentos (PAs)
• Eletrocardiograma, papanicolau e exames laboratoriais: UBSs

“Com o programa Exames sem Demora, estamos transformando a saúde de Diadema. Cada resultado rápido representa cuidado, respeito e dignidade para nossos moradores, além de economia e gestão responsável. É assim que queremos cuidar de cada pessoa que busca nossa rede de saúde”, destacou o prefeito Taka Yamauchi.