
O sistema de transportes do DF (Distrito Federal) recebeu, nesta quarta-feira, 20 de agosto de 2025, oito ônibus zero quilômetro, comprados pela Auto Viação Marechal, operadora da Área 4, com 60 anos de história no transporte de passageiros.
O destaque da apresentação é o modelo 100% elétrico de tecnologia totalmente brasileira, desenvolvida pela Eletra, fabricante com sede em São Bernardo do Campo (SP) que atua há mais de 25 anos no segmento de veículos elétricos de grande porte. Todo o veículo é montado por empresas instaladas no Brasil.
A carroceria é Caio, de Botucatu (SP), modelo e-Millennium, com itens como ar-condicionado, entradas USB para recarga de baterias de celulares, acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção e vidros nas janelas com tratamento para redução da incidência de raios UV (ultravioleta) do sol. A plataforma de chassi é Mercedes-Benz, feita em São Bernardo do Campo (SP), modelo OF-1721 L (com suspensão pneumática e piso alto). Já as baterias e os motores elétricos são feitos pela WEG, de Jaraguá do Sul (SC).
Este modelo com tecnologia elétrica da Eletra chega a uma autonomia superior a 270 km, dependendo das condições de operação, e tem a maior vida útil comprovada do mercado brasileiro.

O modelo é do tipo midi e vai reforçar e ampliar as linhas do serviço “Zebrinha” do Guará. É o primeiro modelo 100% elétrico da rede de linhas do Distrito Federal.
Zebrinha é o nome dado pelo GDF (Governo do Distrito Federal) e pela população aos ônibus de menor porte que operam o sistema em locais mais afastados e às linhas complementares e alimentadoras da rede troncal e básica, que possuem tarifas menores. O nome tem raiz histórica ligada a criação deste tipo de serviço, em 1981, e remete à pintura original listrada.
“O Zebrinha sempre teve um papel social, levando transportes ágeis, de menor custo e acessível à população. Agora, com o primeiro ônibus elétrico, passa a ter um papel ambiental importante”, disse a presidente da Eletra, Milena Braga Romano.
“Para a Eletra, toda entrega é um marco importante, mas esta fica na história da empresa e da mobilidade da capital do país. É o transporte limpo, de alto padrão e de forma inédita chegando à população”, complementou a diretora comercial da Eletra, Iêda Oliveira.
A vice-governadora Celina Leão, que esteve à frente da cerimônia, disse que estes ônibus não só representam renovação de frota, mas ampliação de serviços à população.
“Este investimento com os novos veículos vai possibilitar que mais linhas sejam criadas para atender a população do Guará, que hoje conta com mais de 127 mil habitantes. Lá serão criadas as linhas 0.010, que farão o percurso entre o Guará I e Guará II, e 0.009, que levará ao Park Shopping e ao Aeroporto de Brasília. Para a primeira, haverá 22 horários diferentes de partida; para a segunda, 12. Ambas saem da rodoviária da cidade”, explicou Celina Leão.
Dos oito novos coletivos entregues, quatro são para reforço da frota da Bacia 4, que compreende também Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia e Taguatinga, e quatro vão atender a demanda no Guará, segundo o DF.
A Eletra, empresa de capital 100% nacional instalada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, é a marca que tem o maior número de opções de ônibus elétricos já disponíveis no mercado brasileiro.

O dado faz parte do mais recente relatório mensal da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), que reúne as informações de mercado dos fabricantes de veículos elétricos, eletrificados e híbridos que atuam no Brasil, mesmo sem ter necessariamente sede instalada.
Segundo a mais recente atualização do final de julho de 2025, o ABVE Data mostrou que 11 marcas comercializam ou demonstram modelos de elétricos no mercado brasileiro. A Eletra aparece em praticamente todos os nichos do segmento urbano, entre 9,7m e 21,5m.
Para 2025, a Eletra promete mais lançamentos para ampliar as opções e os segmentos atendidos. Temos o maior portifólio e detemos a tecnologia dos modelos: trólebus, elétricos híbridos e elétricos puros.
SEGMENTOS EXCLUSIVOS
Além disso, a marca, que disponibiliza a integração e a eletrificação das plataformas de chassis para encarroçamento, reúne modelos comercializados de forma exclusiva, como configurações próprias para escolares e o e-Trol, que reúne em um só veículo as tecnologias trólebus (conectados à fiação aérea) e baterias, cujo funcionamento se alterna de acordo com a disponibilidade no itinerário.
A Eletra recentemente também forneceu “trólebus puros” de 21,5m para o Corredor Metropolitano ABD, que liga a cidade de São Paulo a municípios do ABC Paulista.
Outra atuação exclusiva da marca paulista no segmento de ônibus é o “retrofit ecológico”, que consiste na conversão de ônibus diesel em trólebus ou elétricos apenas com baterias. Neste momento, a Eletra converte ônibus articulados a diesel, que estavam chegando ao fim da vida útil, em trólebus também para o Corredor ABD, praticamente dobrando a permissão de anos de uso destes veículos. É possível também converter ônibus a diesel em configurações somente com baterias.
Segundo Milena Braga Romano, a origem da marca, que é de um grupo que opera transportes coletivos há mais de 100 anos no Brasil, ajuda explicar a escolha em diversificar cada vez mais os tipos de ônibus elétricos, para atender as características topográficas de todo o país.
“Não só estamos próximos, mas vivemos a realidade dos operadores de transportes. O Brasil é muito grande. Numa mesma cidade são vários contextos e características diferentes. Por isso, é necessário que uma só empresa de ônibus tenha vários tipos de operações. E graças à Eletra, isso é possível, deixando os ônibus elétricos no mesmo patamar de flexibilidade quanto a configurações disponíveis que os movidos a diesel”, explica Milena Romano.
Para Iêda Oliveira, as décadas de atuação da empresa trouxeram a experiência necessária para entender melhor as diferentes necessidades das operações.
“Caminhamos para 40 anos oferecendo ônibus elétricos e fabricando no Brasil. Hoje a eletromobilidade é uma realidade, mas a Eletra investia e acreditava enquanto tudo ainda era um sonho por aqui. Agora muitos desembarcam no País, mas nós temos raízes aqui e sabemos de perto como é lutar para que os transportes sejam mais limpos e, ao mesmo tempo, se sustentem financeiramente. Somos a única empresa que produz trólebus/ híbrido/elétrico puro e também a única no mundo no mundo com ônibus elétrico operando há 25 anos ininterruptos e com sistema original”.
LINHA DE PRODUTOS:
• Ônibus Escolar Elétrico 9,7m (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Volkswagen, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
• Ônibus Escolar Elétrico 11,3m (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillenium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
• Ônibus elétrico 10m – Midi (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
• Ônibus elétrico 12m – Piso Alto (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
• Ônibus elétrico 12,1m – Básico (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
• Ônibus elétrico 12,8m – Padron (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
• Ônibus elétrico 15m – (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Scania, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
• Ônibus elétrico 15m – Piso Alto – (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Scania, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
• Ônibus elétrico 21,5m – Articulado (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
• e-Trol – ônibus elétrico desenhado especialmente para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit), com um inédito sistema de recarga de baterias durante o trajeto e ampla autonomia sem contato com a rede aérea.