
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) sediou nesta semana o seminário “Diálogos sobre Saúde Regional em Oncologia”, que contou com a participação do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC). Gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, a unidade de saúde esteve representada no evento por sua diretora Administrativa e Financeira, Sra. Libni Romero Leite.
O seminário, promovido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, reuniu gestores públicos, profissionais da saúde e lideranças para debater a construção de soluções que fortaleçam a prevenção e o tratamento de qualidade contra o câncer nas unidades públicas de saúde.

A participação do Hospital Mário Covas no encontro reforça o papel da instituição como referência em oncologia para a população do ABC Paulista. Durante o evento, foram discutidos os principais desafios enfrentados no tratamento do paciente oncológico e propostas de caminhos que contribuam para a implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.
Segundo dados apresentados no seminário, o câncer é considerado a segunda principal causa de morte no Brasil, perdendo apenas para doenças cardiovasculares, sendo a principal causa em 825 municípios brasileiros. A presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, destacou a necessidade de financiar mais iniciativas voltadas ao diagnóstico precoce e ao acesso a tratamentos de saúde.
Ex-ministro da Saúde, Dr. Nelson Teich participou do evento e explicou que o Brasil gastou cerca de R$ 1 trilhão com procedimentos gerais em saúde em 2023, ocupando o nono lugar mundial em gastos na área. Em 2024, o país teve um custo médio de R$ 5 trilhões com tratamentos oncológicos, incluindo quimioterapia, radioterapia e cirurgias.
A representante da Secretaria de Estado da Saúde, Sônia Freire, informou que a rede estadual concentra cerca de 125 mil casos oncológicos e que a rede de alta complexidade contra o câncer possui 88 instituições estaduais e municipais, incluindo hospitais, centros e unidades especializadas.
O “Diálogo Saúde Regional Oncologia” é um projeto idealizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que visa promover discussões estratégicas sobre os desafios do câncer no Brasil, com foco na descentralização do cuidado oncológico. A iniciativa busca reunir diferentes atores do setor para refletir sobre políticas públicas, equidade e acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões do País.