
A cidade de São Bernardo será a sede neste sábado (9/08) da fase final do Campeonato Paulista Junior de Judô. O Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, na Avenida Kennedy, receberá o principal torneio da categoria do Estado de São Paulo. Do total de participantes, 13 atletas da cidade (6 mulheres e 7 homens) estarão no tatame em busca de medalhas.

Participam da fase decisiva do Paulista Junior os principais atletas da categoria que fazem parte de um ranking da Federação Paulista de Judô, que compila os dados de várias competições durante o ano. Neste sábado, o primeiro colocado de cada categoria recebe o título de Campeão Paulista e o campeão do ranking paulista ganhará vaga para a disputa do Campeonato Brasileiro de Judô.
“Temos vários atletas da cidade com a possibilidade de medalhas e até ser campeão em algumas categorias. Esta é uma competição bem importante, a principal da categoria para o Estado neste ano de 2025”, salientou Carlos Hayashida, supervisor da modalidade em São Bernardo.

CENTRO DE EXCELÊNCIA – Parceria da Prefeitura de São Bernardo com o Governo do Estado, o Centro de Excelência Esportiva, que atende 140 atletas, contempla 70 judocas – as demais vagas são destinadas ao Atletismo. “Destes 70 judocas, 30 deles são itinerantes, que moram nas proximidades da cidade e usam o espaço para o treinamento. Todo o final do ano há uma seletiva para ingressar no projeto”, acrescentou Hayashida.
CURSOS ESPORTIVOS – Sob a coordenação da Secretaria de Esportes e Lazer, há 7 núcleos esportivos espalhados pela cidade para aulas de judô – com cerca de mil alunos. São eles: Vila Marlene, Crec Baetinha, Associação Clube (Campo do Nova Petrópolis), Arena Beach, Centro de Excelência (Arena Olímpica) e Pós-Balsa.
As inscrições acontecem todo início de ano por meio de formulário no site oficial da Prefeitura.