
Nesta quarta-feira (30), aconteceu mais uma etapa do programa “CultSanca em Ação: capacitação e desenvolvimento”, iniciativa da Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que oferece oficinas e palestras voltadas à formação e ao desenvolvimento profissional de gestores e funcionários da área cultural, assim como a interessados de outras áreas da municipalidade.
Foi realizado um workshop no Teatro Municipal Santos Dumont sob o tema Racismo Estrutural, com o mestre em Educação e pesquisador da cultura africana e afro-brasileira, Fabiano Maranhão. Esta nova etapa do programa CultSanca em Ação contou com o apoio da rede Sesc e do Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Caetano – Conescs.

“Hoje vamos falar sobre uma temática que está muito em voga e que às vezes temos dúvidas de como nos posicionar, sem entrar na seara do que é certo e do que é errado, mas para buscar um entendimento maior de onde estamos, como estamos e para onde queremos chegar. Seguimos construindo, juntos, uma cultura pública mais consciente, equitativa e comprometida com a inclusão”, declarou a secretária municipal de Cultura, Camila Zanon.
“O encontro de hoje é parte de um exercício para acelerar nossos passos em direção à sociedade que a gente deseja, para todas as pessoas, livre de quaisquer tipos de violência e de discriminação”, apresentou o palestrante convidado Fabiano Maranhão.
Por meio de dinâmica de grupo, proposta por Fabiano em conjunto com o Conescs, o público teve a oportunidade de testar os conhecimentos a respeito de conceitos como epistemicídio, tokenismo, branquitude, negritude, intolerância religiosa e racismo religioso, e de refletir a respeito. A atividade também contou com uma roda de conversa com a participação do público, que levou ao debate relatos de casos de racismo.

CultSanca em Ação
O programa CultSanca em Ação foi criado com o objetivo de qualificar a atuação dos profissionais da Secretaria de Cultura de São Caetano, com temáticas que propõem desenvolver uma atuação mais eficiente, inovadora e inclusiva. A cada edição, tem buscado ampliar o alcance da formação a outros entes da administração direta e indireta que, de forma transversal, também dialogam com as políticas culturais do município.
Em atendimento ao Plano Municipal de Cultura (Lei 6.250/2024), as atividades do programa CultSanca em Ação são ministradas por especialistas convidados, por área temática, promovendo a troca de experiências e a aplicação prática dos conhecimentos.
Fabiano Maranhãoé mestre em Educação pela UFSCar, graduado em Educação Física pela mesma instituição; pesquisador em jogos e brincadeiras africanas e afro-brasileiras, corporeidade negra e em Educação das Relações Étnico-Raciais. Trabalha atualmente no Sesc São Paulo na gerência de estudos e programas sociais, responsável pelas áreas de negritude, povos e comunidades tradicionais.