
Com duas frentes de trabalho, uma no bairro Serraria e a outra no Centro, o Programa Asfalto Novo implantado pela atual administração de Diadema está fazendo a troca dos pavimentos de ruas da cidade.
No Serraria, onde o Programa teve início, a colocação de pisos novos começou pela Avenida Afonso Monteiro da Cruz e também está sendo feita na Rua Luiz Antônio Viveiros. Depois segue para outras localidades, totalizando sete ruas do bairro que receberão o benefício.
Já na área central de Diadema o projeto de melhorias vem sendo executado em duas das principais vias de ligação do município, as conhecidas avenidas Fábio Ramos Esquivel e Corredor ABD. O trabalho de recape acontece no período noturno e está bem avançado. O trecho que está recebendo a melhoria começa na Fábio Ramos Esquível com a Praça Oito de Dezembro e vai até a altura da Avenida Fukuichi Nakata, no Corredor ABD.

O trabalho de fresagem (remoção do piso antigo) dos trajetos está praticamente pronto e a aplicação da camada de asfalto novo já está sendo executada. Também está sendo realizada a compactação asfáltica que vai garantir aderência, densidade e resistência adequadas aos leitos das vias.
“O recapeamento deste trajeto é muito importante, porque trará rapidez para o trânsito e mais segurança para motoristas que utilizam as vias, diariamente, para acesso às outras cidades do ABC e também à Capital Paulista”, afirma a secretária de Obras, Melissa Duaik.
A secretária revela que há muito tempo os dois trechos não recebiam a manutenção adequada e que o desgaste constante que os leitos das avenidas sofrem, causado pelo tráfego intenso, deixa as pistas de rolamento com fissuras e buracos. “Concluído o recapeamento vamos renovar a sinalização das vias e isso também vai trazer mais segurança para os pedestres”, argumenta a dirigente municipal.
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, acompanha de perto o trabalho de revitalização das ruas, fazendo vistorias periódicas nos locais. Recentemente ele esteve no bairro Serraria e por duas vezes fez visitas noturnas nas avenidas Fábio Ramos Esquivel e Corredor ABC.
“Esta revitalização asfáltica é o maior programa de recape da história da nossa cidade no início de uma gestão. Serão investidos mais de 23 milhões de reais e no total 160 ruas vão receber pavimentação nova. Com isso, nossa cidade ganha mais mobilidade urbana e também vai ajudar na mobilidade humana”, afirmou Taka em uma das visitas.
O processo da troca da capa asfáltica das vias será feito em seis fases. Nesta primeira acontece, simultaneamente, duas etapas, envolvendo 84 vias, e depois virão as outras quatro. Além do recurso municipal a Prefeitura buscou verbas do estado e da federação para implantar o recapeamento, que envolve ainda a finalização da revitalização da Avenida Casa Grande e de outras 13 ruas remanescentes situadas nos bairros de Diadema.