
O 24º Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP) começou neste sábado (19) com muitas atrações culturais, variedade gastronômica e a inauguração de mais um espaço que preserva a memória da vila inglesa: o Gabinete Histórico. O primeiro dia da maior festa a céu aberto de Santo André ainda foi marcado por avanços nas obras de restauração do Clube União Lyra Serrano.
“O Festival de Inverno de Paranapiacaba é uma oportunidade de curtir muitas atrações culturais e gastronomia variada, além de aproveitar o charme da vila inglesa com toda a família”, convidou o prefeito Gilvan Ferreira.

O Gabinete Histórico inaugurado neste sábado foi montado na sede administrativa da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense. O espaço, localizado na Avenida Fox, possui mobiliário e itens da época da construção da ferrovia Santos-Jundiaí pela São Paulo Railway Company na segunda metade do século XIX até o século XX.
Entre as relíquias do local estão um aparelho de staff, utilizado para o controle de trens, além de placas e troféus do Serrano Athletic Clube e União Lyra Serrano, com destaque para um jogo histórico: Serrano 1 x 2 Corinthians, partida disputada no campo de Paranapiacaba em 1925.
Outro item de destaque disponível no Gabinete Histórico é o contrato de compromisso de compra da parte baixa de Paranapiacaba, assinado por Celso Daniel em 18 de janeiro de 2002, em seu último ato como prefeito. A área pertencia à Rede Ferroviária Federal antes de ser adquirida pelo município.
Clube União Lyra Serrano – Depois da inauguração do Gabinete Histórico, o prefeito Gilvan Ferreira vistoriou as obras de restauro do Clube União Lyra Serrano. “A gente fica muito feliz. É um local histórico, de 1936, que vamos devolver e depois proporcionar a realização de diversos eventos para moradores da cidade e visitantes, sendo mais um local atrativo para fomentar o turismo”, explicou Gilvan.

As obras de restauro começaram neste ano e são executadas em duas etapas. A primeira visa substituir peças para sanar problemas estruturais, que ameaçavam a estabilidade do prédio. Já a segunda contempla a execução completa das intervenções.
Todo o pacote de obras envolve nova cobertura predial, elétrica e hidráulica, além de recomposição das telhas e restauro das esquadrias. O investimento nas intervenções chega a R$ 5 milhões, com recursos provenientes da Lei Rouanet e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), ou seja, sem custos para o município.
O Clube União Lyra Serrano, conhecido como “gigante de madeira”, possui 800 m², sendo o segundo maior sobrado da vila inglesa – o primeiro é o Museu Castelo.
Durante a visita a Paranapiacaba, começou a funcionar um novo serviço que visa facilitar o dia a dia dos munícipes na vila. “A grande novidade é que no Centro de Informações Turísticas há um totem em que os munícipes poderão agendar reuniões para recebermos demandas e dialogar sobre melhorias”, explicou o subprefeito de Paranapiacaba e Parque Andreense, Fabio Picarelli. O local fica na Rua Direita, s/n, das 10h às 16h.
Atrações – O Festival de Inverno de Paranapiacaba, realizado nos dias 19, 20, 26 e 27 de julho, conta com 80 atrações distribuídas por três palcos principais – Antigo Mercado, Rua Direita e Viradouro –, além das intervenções itinerantes que percorrerão as ruas da vila e ocuparão espaços como a Biblioteca Ábia Ferreira Francisco, o Cine Lyra e o coreto.
Ao todo, 400 artistas de Santo André e da região levarão alegria, cultura e socialização. Haverá apresentações musicais, cinema, teatro, contação de histórias, maracatu, danças, oficinas, circo, palhaçaria, exposições, feira de vinil, dentre outros.
A entrada é gratuita, mas o FIP é um evento solidário da Prefeitura de Santo André. Por isso, é sugerida a doação de 2 kg de alimento não perecível.
A programação completa, o mapa da Vila Paranapiacaba, bem como dicas de passeio, opções gastronômicas, exposição virtual e informações sobre como chegar, podem ser conferidas no site https://www3.santoandre.sp.gov.br/fip/.
Programação do 24º Festival de Inverno de Paranapiacaba | Domingo – 20/7
Palco Mercado
11h – Balanço de Varanda | Show Yayá, Yoyô – homenagem a Elizeth Cardoso e Cyro Monteiro (MPB)
13h – Claudia Castelo Branco | Show Viva Sivuca (MPB)
15h – Luarada Brasileira | Show Aqui Tem Forró (Forró)
17h – Samuca e a Selva | Especial 10 anos de estrada (Groove Latino)
Palco Rua Direita
12h – Movimento Naufrago (Indie)
14h – Judy Black | Show Só Eu soul (Soul)
16h – Onde iremos chegar? (Punk)
18h – May Puertas y Las Muertas (Metal)
Viradouro
11h às 18h – Ocupação Cultural: Amigos do SACI com Coletivo ARCA (Artes Integradas)
11h – Abertura Interativa com desfile de Bonecões
11h30 – Contação de Histórias: “Cantos, contos e causos “
12h30 – Oficinas de Arte: “Crie seu Saci”
13h30 – Brincadeiras e brinquedos Populares
14h30 – Leitura Mediada: “Lendas do Brasil”
15h – Roda de Conversa: “Quem é o Saci?”
15h30 – Oficina de Estandartes Folclóricos
16h30 – Rodas Cantadas
17h15 – Roda de Coco
Biblioteca
14h – Andréia Maressa | Show Histórias do Tomílio
Itinerante (Saída do Coreto)
12h – Baque CT | Maracatu com Baque CT
14h – Plataforma Panelinha | Um Pouco de Tudo, Com Pitadas de Nada
16h – Margarida Agência de Cultura | Intervenção Margarida
Cine Lyra
11h às 18h – Feira Livre do Vinil
Programação Escola Livre de Cinema e Vídeo:
11h às 18h – Set de Cinema: instalação Instagramável (Foyer)
13h – Curtas infantis – Sessão 1 | Parceria DIA – Dia Internacional Animação
14h – Curtas infantis – Sessão 2 | Parceria DIA – Dia Internacional Animação
15h – Sessão Curtas Paranapiacaba: ‘O véu da Noiva’
16h – Sessão Curtas Paranapiacaba: ‘Documentário As Bruxas de Paranapiacaba’
17h – Documentário ‘Paranapiacaba ao Peabiru’