
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou nesta segunda-feira (14) o balanço de atendimentos dos serviços municipais. Entre os destaques estão os 287 mil atendimentos realizados na UPA Santa Luzia e os 123 mil nas dez unidades de saúde da cidade. Também foram apresentados pelo prefeito Guto Volpi e pelo secretário de Saúde, Clovis Volpi, os números referentes às especialidades, laboratório e demais serviços da saúde pública municipal.
A UPA Santa Luzia, serviço de emergência e urgência da Prefeitura, realizou uma média de 47 mil atendimentos por mês. Do total de 287 mil atendimentos, cerca de 30% foram realizados em pessoas de fora do município, como Mauá, Suzano e Rio Grande da Serra.
As unidades de atenção básica — USFs e UBSs — realizaram, em média, 20.600 atendimentos por mês durante o primeiro semestre. Entre os atendimentos de especialidades nas unidades, foram registrados cerca de 5 mil ginecológicos e 3 mil pediátricos, entre outros. Para manter o atendimento humanizado, a Prefeitura modernizou as unidades do Ouro Fino, Jardim Luzo e entregou a USF Parque Aliança. Estão em obras, atualmente, as novas unidades da Vila Sueli e do Jardim Serrano.
“Investimos com responsabilidade e visão de futuro para garantir que a saúde de Ribeirão Pires continue avançando. Os números refletem o compromisso da nossa gestão com um atendimento mais próximo, moderno e humanizado, desde a atenção básica até os serviços especializados”, afirmou o prefeito Guto Volpi.
O Centro de Especialidades Médicas e o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher realizaram 33 mil atendimentos no primeiro semestre, com destaque para os novos serviços de imagem, como ecocardiograma e doppler para membros inferiores, rins e tireoide. O laboratório de exames clínica realizou 180 mil análises, média de 30 mil mês.
“Os números são impressionantes e mostram a dimensão da nossa rede municipal de saúde. É importante destacar que a maior parte desses atendimentos é custeada com recursos do próprio município. Trabalhamos diariamente para manter a qualidade dos serviços, sempre com foco no cuidado com os nossos moradores”, destacou o secretário de Saúde, Clovis Volpi.
Novos serviços – Entre os novos serviços e programas da rede municipal, está a implantação da Clínica Pública de Cannabis Medicinal, que conta com cerca de 150 famílias cadastradas, além do novo programa de prótese dentária, que oferece o serviço gratuitamente para pessoas em situação de maior vulnerabilidade.